O serviço de streaming TIDAL foi acusado de falsificar números de streaming dos álbuns de Beyoncé com “Lemonade” e Kanye West com “Life of Pablo” e consequentemente, fraudar o pagamento de royalties inflados aos rótulos dos artistas, em um relatório do jornal norueguês Dagens Næringsliv (via Music Business Worldwide).
A empresa, que pertence ao cantor Jay-Z, negou as declarações em declaração à Variety.
A TIDAL raramente divulga os seus dados publicamente, mas, de acordo com a empresa, eles obtiveram uma transmissão exclusiva do álbum de Kanye West durante suas seis primeiras semanas de lançamento. E o álbum de Beyoncé “Lemonade”, permanece como exclusivo na plataforma.
Segundo o TIDAL, o álbum de West foi transmitido 250 milhões de vezes em seus primeiros 10 dias de lançamento em fevereiro de 2016. Nesse período, a empresa afirmava ter 3 milhões de assinantes, uma alegação que significaria cada assinante ouvir o álbum uma média de oito vezes por dia. E enquanto o álbum de Beyoncé teve 306 milhões de execuções nos primeiros 15 dias de lançamento, que foi no mês de abril de 2016.
O relatório do jornal, de acordo a tradução do MBW, diz que “os números de ouvintes de Beyoncé e Kanye West no Tidal foram manipulados ao som de várias centenas de milhões de peças falsas, o que gerou enormes pagamentos de royalties às custas de outros artistas”.
Em declaração fornecida à Variety, TIDAL diz que: “Esta é uma campanha de difamação de uma publicação que uma vez se referiu ao nosso funcionário como um ‘oficial de inteligência israelense’ e nosso proprietário como ‘negociante de crack’. História ridícula, mentiras e falsidades. A informação foi roubada e manipulada e vamos lutar contra essas citações vigorosamente”.
O relatório apoiou suas descobertas com dados da NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia) que diz ter reunido alguns dos principais especialistas da Noruega em segurança de dados e prevenção de cybercrime.
De acordo com o jornal, Tidal pagou à Sony Music U$2,5 milhões entre abril e maio de 2016 por “Lemonade”; enquanto pagou à Universal Music Group no mesmo período, U$2 milhões pelo álbum de West.