João Gordo e Tico Santa Cruz. Foto: Reprodução Instagram/Divulgação.
in ,

Tico Santa Cruz opina sobre o caso João Gordo vs. bolsonaristas no Instagram

Em entrevista ao ROCKline, Tico ainda falou sobre os “roqueiros reaças” do Brasil.

No final da última semana, João Gordo teve seu perfil do Instagram denunciado por bolsonaristas e acabou tendo sua conta desativada na plataforma de fotos e vídeos. O ROCKline bateu um papo com Tico Santa Cruz nesta semana, para falar sobre o lançamento do “Álbum Laranja” do Detonautas Roque Clube, e ele aproveitou para comentar também sobre este assunto.

Após uma enxurrada de denúncias, o perfil oficial do vocalista do Ratos de Porão no Instagram foi bloqueado. Tudo por conta de publicações onde se manifestava contra o presidente Jair Bolsonaro. Porém, o artista já está com novo perfil @jotagerdp e recuperou parte dos mais de 200 mil seguidores do perfil original. Tudo isso com ajuda de fãs e outros artistas, como Tico Santa Cruz, que falaram sobre o assunto em seus perfis pessoais.

Em entrevista exclusiva ao ROCKline, Tico contou como ficou sabendo do bloqueio do perfil do Gordo na rede social:

“Eu fiz uma conversa com o João no Clubhouse nos últimos dias… Eu tava lendo a biografia dele, que aliás é muito interessante, e quando terminei de ler, fui publicar uns stories para as pessoas verem, comprarem o livro e conhecerem um pouco da história do João, a história do punk rock do Brasil. Quando eu fui marcar ele, a página tinha sumido! Aí eu liguei pra ele e perguntei, ‘aconteceu alguma coisa com seu Instagram?’ e ele me disse, ‘poxa, cara, denunciaram meu Instagram e aí derrubaram’.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por joaogordoficial (@jotagerdp)

Ele continuou:

“O Instagram é um pouco difícil na hora de conseguir comunicação com eles, então o João terminou fazendo uma outra conta e a gente começou a divulgar e essa conta já passa de 100 mil seguidores. Mas vamos continuar divulgando pra ver se ele retoma seus 200 mil seguidores, porque o João é um cara importante nesta batalha contra as pessoas que estão atacando a democracia brasileira.”

“Roqueiro Reaça”

Na mesma entrevista ao ROCKline, Tico Santa Cruz ainda falou um pouco sobre a inspiração por trás da faixa “Roqueiro Reaça”, presente no novo álbum do Detonautas Roque Clube, que será lançado nesta sexta-feira. Na faixa, ele faz críticas a músicos da cena rock brasileira que se aliaram á direita política do país.

Detonautas Roque Clube. (Foto: Bruno Kaiuca)

Questionado se ficou surpreso com o posicionamento de alguns colegas de profissão, ele respondeu:

“Como eu tou envolvido em questões políticas há muitos anos, eu tentei dialogar com algumas pessoas muito antes de algumas delas começarem a debandar para a extrema direita. Eu acho que há uma confusão dentro do rock, principalmente no Brasil onde as pessoas confundem conceitos políticos. O que esses artistas, em minha opinião, fizeram, em sua maioria, é ‘se é o PT que tá no poder, então eu sou contra o PT’. Tudo bem, você pode ser contra o PT, mas você tem que observar o que está vindo pra entrar no lugar. Se o que está vindo é uma coisa pior do que o PT, então você tem que ter o cuidado de não juntar forças com essa coisa pior. Ou você busca uma outra alternativa, que foi o que eu fiz em 2018, mas jamais somar forças com autoritarismo, negacionismo e fundamentalismo.”

Tico complementou:

“Muitos artistas não entenderam isso e acabaram de certa forma caindo nesse equívoco de confundir a postura que é do rock, de ser contestador, com apoio à essa política que o Bolsonaro já vinha traduzindo para as pessoas comuns desde sempre. Porque Bolsonaro sempre foi homofóbico, sempre foi misógino, sempre foi machista, sempre um preconceituoso e violento. Um cara a favor de ditadura e tortura, então não dá pra você compactuar com isso, né? Dito isso, fica muito claro que mesmo que você seja uma pessoa anarquista, se este for o símbolo que você queira usar pra escapar da parte mais profunda da política, ainda assim nenhum anarquista se juntaria a um complementarista, a um negacionista.”

Nesta sexta-feira, você confere aqui no ROCKline a outra parte da entrevista exclusiva com Tico Santa Cruz, onde ele detalha os singles lançados pelo Detonautas Roque Clube em 2020 e ainda a construção do novo álbum da banda, o “Álbum Laranja”.

Escrito por Mari Pacheco

Lumena diz que Bil Araújo é “gostoso” e ex-BBB não gosta!

POPline na FM O Dia: estreias de Pocah, Rebecca e mais!