No final da última semana, João Gordo teve seu perfil do Instagram denunciado por bolsonaristas e acabou tendo sua conta desativada na plataforma de fotos e vídeos. O ROCKline bateu um papo com Tico Santa Cruz nesta semana, para falar sobre o lançamento do “Álbum Laranja” do Detonautas Roque Clube, e ele aproveitou para comentar também sobre este assunto.
Após uma enxurrada de denúncias, o perfil oficial do vocalista do Ratos de Porão no Instagram foi bloqueado. Tudo por conta de publicações onde se manifestava contra o presidente Jair Bolsonaro. Porém, o artista já está com novo perfil @jotagerdp e recuperou parte dos mais de 200 mil seguidores do perfil original. Tudo isso com ajuda de fãs e outros artistas, como Tico Santa Cruz, que falaram sobre o assunto em seus perfis pessoais.
Terminei de ler a biografia do @joao_gordo_ e recomendo pra quem curte história do Rock nacional! Bom demais!! pic.twitter.com/A8b1r7qB3L
— Tico Santa Cruz 🆘🇧🇷 (@Ticostacruz) July 17, 2021
Em entrevista exclusiva ao ROCKline, Tico contou como ficou sabendo do bloqueio do perfil do Gordo na rede social:
“Eu fiz uma conversa com o João no Clubhouse nos últimos dias… Eu tava lendo a biografia dele, que aliás é muito interessante, e quando terminei de ler, fui publicar uns stories para as pessoas verem, comprarem o livro e conhecerem um pouco da história do João, a história do punk rock do Brasil. Quando eu fui marcar ele, a página tinha sumido! Aí eu liguei pra ele e perguntei, ‘aconteceu alguma coisa com seu Instagram?’ e ele me disse, ‘poxa, cara, denunciaram meu Instagram e aí derrubaram’.”
Ele continuou:
“O Instagram é um pouco difícil na hora de conseguir comunicação com eles, então o João terminou fazendo uma outra conta e a gente começou a divulgar e essa conta já passa de 100 mil seguidores. Mas vamos continuar divulgando pra ver se ele retoma seus 200 mil seguidores, porque o João é um cara importante nesta batalha contra as pessoas que estão atacando a democracia brasileira.”
“Roqueiro Reaça”
Na mesma entrevista ao ROCKline, Tico Santa Cruz ainda falou um pouco sobre a inspiração por trás da faixa “Roqueiro Reaça”, presente no novo álbum do Detonautas Roque Clube, que será lançado nesta sexta-feira. Na faixa, ele faz críticas a músicos da cena rock brasileira que se aliaram á direita política do país.
Questionado se ficou surpreso com o posicionamento de alguns colegas de profissão, ele respondeu:
“Como eu tou envolvido em questões políticas há muitos anos, eu tentei dialogar com algumas pessoas muito antes de algumas delas começarem a debandar para a extrema direita. Eu acho que há uma confusão dentro do rock, principalmente no Brasil onde as pessoas confundem conceitos políticos. O que esses artistas, em minha opinião, fizeram, em sua maioria, é ‘se é o PT que tá no poder, então eu sou contra o PT’. Tudo bem, você pode ser contra o PT, mas você tem que observar o que está vindo pra entrar no lugar. Se o que está vindo é uma coisa pior do que o PT, então você tem que ter o cuidado de não juntar forças com essa coisa pior. Ou você busca uma outra alternativa, que foi o que eu fiz em 2018, mas jamais somar forças com autoritarismo, negacionismo e fundamentalismo.”
Tico complementou:
“Muitos artistas não entenderam isso e acabaram de certa forma caindo nesse equívoco de confundir a postura que é do rock, de ser contestador, com apoio à essa política que o Bolsonaro já vinha traduzindo para as pessoas comuns desde sempre. Porque Bolsonaro sempre foi homofóbico, sempre foi misógino, sempre foi machista, sempre um preconceituoso e violento. Um cara a favor de ditadura e tortura, então não dá pra você compactuar com isso, né? Dito isso, fica muito claro que mesmo que você seja uma pessoa anarquista, se este for o símbolo que você queira usar pra escapar da parte mais profunda da política, ainda assim nenhum anarquista se juntaria a um complementarista, a um negacionista.”
Nesta sexta-feira, você confere aqui no ROCKline a outra parte da entrevista exclusiva com Tico Santa Cruz, onde ele detalha os singles lançados pelo Detonautas Roque Clube em 2020 e ainda a construção do novo álbum da banda, o “Álbum Laranja”.