Quem foi que disse que não tem treta nos bastidores do rock? Pois bem. Nesta terça-feira, Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas, fez um post no Instagram convidando Digão do Raimundos para um debate aberto sobre pautas como racismo, violência e privilégios – ou a falta deles. O assunto surgiu em resposta a um vídeo publicado pelo paulistano na mesma rede social, em que é possível identificar um segurança de supermercado sendo agredido por um cidadão negro, que carrega uma faca na mão. A postagem surgiu dias após a morte de João Alberto, no Carrefour, em Porto Alegre. No vídeo, Digão legendou: “E ai? Deixe sua opinião!”.
Tico Santa Cruz fala sobre depoimento na Justiça de Michelle Bolsonaro contra música “Micheque”. Foto: Divulgação
Os seguidores do roqueiro não entenderam bem a mensagem que ele quis deixar com o vídeo, mas muitos aposntaram que ele estaria relativizando o racismo e desmerecendo às manifestações, do último sábado, após a morte de João Alberto, apesar do vídeo se tratar de outro caso.
Incomodado, Tico publicou a foto de uma menina negra segurando um cartaz, com a seguinte legenda: “Aqui sua resposta, Digão. Espero que compreenda que o número de pessoas de cor negra mortas por violência no Brasil é de mais de 70% e isso não é querer dividir as pessoas, isso é um fato que não dá pra ser relativizado com postagens como a que você fez”, iniciou ele, já que na gravação, o homem negro é quem agride o segurança no supermercado sem motivo aparente.
Digão vira meme nas redes sociais após opinião política. Foto: Reprodução Internet
“O Racismo começa quando não se reconhece que ele é principal ponto de definição para que um negro ou negra possam sair nas ruas sem medo de morrer por conta da cor. Eu nunca senti isso, você também não, mas os negros e negras sentem isso todos os dias. Já que você bloqueou os comentários, resolvi compartilhar com você aqui essa imagem para ver se você entende! Espero que entenda! Quem divide as pessoas é quem nega o racismo”, finalizou Tico.