in , , ,

Tico Santa Cruz: “artistas vão precisar sair da blindagem do conforto”

Vocalista do Detonautas defende que artistas se posicionem.

Tico Santa Cruz elimina Detonautas de seu Top 10 de bandas do Brasil
Tico Santa Cruz elimina Detonautas de seu Top 10 de bandas do Brasil. (Foto: Bruno Kaiuca)

Tico Santa Cruz de um uma entrevista de capa para o caderno Sessão Extra, do jornal Extra, defendendo que é impossível ser neutro em um momento de crise grave como o que o Brasil vive. “Artistas vão precisar sair da blindagem do conforto”, afirma o vocalista da banda Detonautas.

“A história será implacável! Não estamos falando de posição ideológica – mas de posicionamento em relação crise sanitária e os mais de 500 MIL MORTOS”, ele escreveu no Instagram ao divulgar a matéria.

Mudança na percepção do púbico

Tico Santa Cruz destaca que sempre se posicionou, desde o início da carreira. Na época, isso incomodava as pessoas. Hoje, ele vê o movimento inverso: cobrança para que os artistas se pronunciem.

“Quem tá consumindo quer saber o que você pensa sobre temas que ela considera importante. Acontece com marcas e empresas também. Artistas vão precisar sair da blindagem e do conforto em que viveram por muito tempo e fazer um pequeno estudo para falar de gênero, raça e outras coisas básicas. Gostaria muito de reunir grandes artistas de vários estilos e ouvir cada um sobre alguns tópicos. Não acho que o artista é obrigado a se posicionar. Mas, se for falar, tem que ter minimamente um embasamento”, diz.

Tico Santa Cruz: "artistas vão precisar sair da blindagem do conforto"
(Foto: Bruno Kaiuca)

Desde o ano passado, os Detonautas lançam músicas sobre temas sociais, com abordagem muito direta. Começou com “Carta ao Futuro”. “Entendi que tinha uma demanda de músicas que abordassem esses temas e que este espaço estava vazio dentro do rock. Ela nos tirou da média de lançamentos, que era de 50 ou 60 mil,e bateu 600 mil reproduções no YouTube logo de cara”, lembra.

Confira:

“‘Roqueiro Reaça’ foi meio de sopetão. Já tinha tentado fazer algo neste sentido e nunca tinha conseguido. Mas aí rolou uma treta entre personagens do rock, e ela acabou vindo inspirada nesse momento. Este tema já circulava no nosso universo, por conta de outros artistas que não estão nesta polêmica em si, mas que sustentaram posturas bastante autoritárias, como o Roger (Ultraje a Rigor) e o Lobão, que se arrependeu. Já falávamos que eles eram roqueiros reaças”, conta.