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Ticketmaster paga multa de $10 milhões por hackear sistema de empresa concorrente

A ação aponta que a Ticketmaster acessou secretamente sistemas de computador em um esforço para obter uma vantagem competitiva
Foto: Divulgação/Pixabay

A Ticketmaster concordou em pagar uma multa criminal de US $ 10 milhões para evitar processos por acusações de que acessou ilegalmente sistemas de uma startup rival para roubar informações proprietárias em uma tentativa de “sufocar” os negócios da empresa menor, disseram autoridades federais.

Na última quarta-feira (30), a gigante da venda de ingressos assinou um acordo de processo adiado de três anos no tribunal federal do Brooklyn para resolver cinco acusações de invasão de computador e crimes de fraude.

Sob os termos do acordo, a Ticketmaster pagará uma multa criminal de $ 10 milhões e manterá um “programa de conformidade e ética projetado para prevenir e detectar violações” das leis de hacking de computador, bem como para prevenir a “aquisição não autorizada e ilegal de dados confidenciais informações pertencentes aos concorrentes”.

A Ticketmaster também deve relatar ao Ministério Público dos EUA anualmente durante os próximos três anos sobre o cumprimento das medidas por parte da empresa.

 

A Acusão Judicial

 

De acordo com o acordo do Departamento de Justiça e a Ticketmaster, de agosto de 2013 a dezembro de 2015, os funcionários da empresa usaram “repetidamente” senhas roubadas para obter acesso não autorizado a informações não públicas sobre ingressos da empresa rival. O agora extinto concorrente, Songkick, oferecia pré-venda direta do artista para shows vendidos antes da venda geral de ingressos.

Um ex-funcionário da empresa de venda de ingressos CrowdSurge – que mais tarde se fundiu com a Songkick – que se juntou à Live Nation, compartilhou URLs com funcionários da Ticketmaster que forneciam acesso a rascunhos de páginas da web de ingressos que Songkick havia construído na tentativa de “roubar de volta” um dos principais clientes artistas da Songkick , disseram os promotores federais.

A Ticketmaster, de propriedade da Live Nation Entertainment, disse em um comunicado que em 2017 demitiu Zeeshan Zaidi, ex-chefe da divisão de serviços para artistas da Ticketmaster, e o ex-executivo da CrowdSurge, Stephen Mead, “depois que sua conduta veio à tona”.

“Suas ações violavam nossas políticas corporativas e eram inconsistentes com nossos valores, estamos satisfeitos que este assunto esteja resolvido”, disse a Ticketmaster no comunicado.

O acordo da Ticketmaster com os promotores acontece depois que Zaidi, em outubro de 2019, se confessou culpado em um caso relacionado de conspiração para cometer invasões de computador e fraude eletrônica com base em sua participação no esquema.

A Songkick fechou as portas em outubro de 2017, depois de declarar falência. Em janeiro de 2018, a Live Nation chegou a um acordo de $ 110 milhões com a Songkick para resolver um processo antitruste que a startup havia entrado, e no o qual a Live Nation concordou em adquirir os ativos de tecnologia e patentes da Songkick.

“Funcionários da Ticketmaster acessaram repetidamente – e ilegalmente – os computadores de um concorrente sem autorização usando senhas roubadas para coletar inteligência de negócios ilegalmente”, disse Seth DuCharme, procurador dos EUA para o Distrito Leste de Nova York, em um comunicado.

“Além disso, os funcionários da Ticketmaster realizaram uma ‘cúpula’ em toda a divisão, na qual as senhas roubadas foram usadas para acessar os computadores da empresa vítima, como se essa fosse uma tática de negócios apropriada”, disse.

“Quando os funcionários saem de uma empresa para outra, é ilegal para eles levar informações proprietárias com eles”, disse William F. Sweeney, Jr., diretor-assistente encarregado do escritório de campo do FBI em Nova York, em um comunicado .

“A Ticketmaster usou informações roubadas para obter vantagem sobre a concorrência e, em seguida, promoveu os funcionários que infringiram a lei. Esta investigação é um exemplo perfeito de por que essas leis existem – para proteger os consumidores de serem enganados no que deveria ser um mercado justo Lugar, colocar.”

A multa de US $ 10 milhões chega em um momento difícil para a Ticketmaster e sua empresa controladora Live Nation, que viu seu negócio principal totalmente paralizado no último ano por causa da pandemia e que resultado em uma perda de US $ 1,8 bilhão em valor das ações devido aos cancelamento dos eventos.

 

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