A noção que todos nós temos por videoclipe e o seu poder de enaltecer ou enfraquecer a divulgação de música só é possível graças a Michael Jackson. Os críticos são unânimes em apontar o Rei do Pop como o “pai do videoclipe”. Foi a partir do trabalho feito por Michael na década de 1980, que o vídeo ganhou um entendimento e uma importância muito maior.
Remember this? #FlashbackFriday pic.twitter.com/XMx63J30L7
— Michael Jackson (@michaeljackson) December 2, 2016
E neste 2 de dezembro, uma celebração especial. O maior videoclipe de todos os tempos – em termos de impacto na música – estreou oficialmente na MTV em 1983. Há 33 anos, o mundo era apresentado a “Thriller”, um clipe de terror com 13 minutos de duração com Michael Jackson vestindo sua icônica jaqueta vermelha.
Em 2009, ano da morte de Michael, o videoclipe foi o primeiro a ser adicionado à National Film Registry, localizado na Biblioteca do Congresso norte-americano.
Se para muitos, um hit só é hit se estiver no topo das paradas, aqui fica uma lembrança da Billboard: “Thriller” atingiu a quarta colocação na Hot 100 e a terceira na Hot R&B/Hip-Hop Songs. Após a morte de Michael a música retornou às paradas digitais da empresa conquistando a segunda colocação.