Nesta terça-feira (16), Thelma Assis, ganhadora do BBB20, exibiu alguns cliques de sua viagem de férias para Orlando, nos Estados Unidos. Lá, a ex-BBB visitou os parque da Disney, onde exibiu uma camisa com uma frase que deu o que falar nas redes sociais: “Curtindo a Disney sem @ de racista”. O look foi pensado como um protesto contra Rodrigo Branco, ex-diretor da Band.
> Danrley, do BBB19, desabafa após sofrer abordagem racista no RJ
LEIA MAIS:
- Thelma, do BBB20, reflete sobre transição capilar: “Libertação”
- Babu fala sobre abraço de DG e Natália: “Enxerguei eu e Thelma”
- BBB22: Thelma e Gleici se solidarizam com crise de Natália
Em seu Instagram, a ex-BBB publicou um texto onde explicou sua indignação ao tentar notificar Rodrigo Branco, ex-diretor da Band. O brasileiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, fez comentários racistas sobre ela e Maju Coutinho, que na época apresentava o Jornal Hoje, na TV Globo.
Na época, Thelma Ássis decidiu entrar com um processo contra Rodrigo. No entanto, a notificação nunca foi entregue a ele. “Quem bate esquece, quem apanha não. Há dois anos venho tentando citar em um processo a pessoa que cometeu explicitamente injuria racial contra mim nas redes sociais”, iniciou.
“O racismo dói de uma forma que não costuma ser passível de esquecimento e além disso, no episódio ocorrido, essa injúria também atingiu minha família, amigos próximos e outras pessoas que se identificam comigo, e é por essas pessoas que estou peitando a briga”, desabafou.
Por isso, a campeã do BBB20 decidiu expor a situação nas redes sociais. No entanto, ela deixou claro que isso não é uma abertura para que Rodrigo Branco seja perseguido. “Não sou a favor de linchamentos virtuais, mas quero exercer meu direito de ser ressarcida pelo dano”, explicou.
Além disso, ela afirmou que doará o valor recebido na indenização do processo. “Ressalto que nenhum centavo virá pra mim, quero doar tudo o que me for de direito pra instituições que trabalhem com pautas raciais. Hoje estou curtindo a Disney sem precisar influenciar outras pessoas através do @ de alguém que está nem aí para a dor dos outros”, acrescentou.
“O anti-racismo não deve ser pautado da boca pra fora ou através de hashtag na internet. Sejamos coerentes com o que a gente compartilha nas redes sociais. Hoje estou usando a minha página como forma de protesto. Respeitem a nossa dor e se forem contra a ela, lutem de verdade”, finalizou.
Relembre o caso entre Thelma Assis e Rodrigo Branco
O ex-diretor da Band trabalha atualmente agenciando alguns famosos que vão passear nos parques de Orlando. Na época do ataque, que aconteceu durante o BBB20, ele afirmou que Thelma Assim e Maju Coutinho só tinham evidência na mídia por serem negras. A situação aconteceu quando ele estava em live e ouviu que a médica poderia ganhar o reality.
“Não, gente, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Torcer pela Thelma é racismo. Seguinte, todo mundo está votando nela por que ela é negra coitada”, disse.
Em seguida, a amiga de Rodrigo Branco, Jude Paulla, discordou da opinião dele. “Claro que não, garoto. Ela é maravilhosa. Você não assiste ao BBB“, disse a influenciadora. “Claro que assisto. Posso falar? Semana passada ela ganhou uma provinha e ficou se achando, humilhou todo mundo“, comentou ele.
Por fim, o ex-diretor citou Maju Coutinho. “Por exemplo, é a mesma coisa que eu falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, ela é horrível. Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só tá lá por causa da cor“, opinou.