O impacto do TikTok na indústria musical criou sucessos e consolidou os artistas que os criaram, como aponta texto publicado pela Variety. Caso um cantor ou cantora tenha acumulado um catálogo musical relevante, a plataforma é ainda mais benéfica, uma vez que nada é mais popular no aplicativo da ByteDance do que canções que fazem parte do repertório de uma turnê.
O artigo de Jared Naylor para a Variety diz que Taylor Swift, na Eras Tour, projetou uma “estratosfera de estrelato nunca vista desde que Michael Jackson atravessou o palco no show da Motown 25, há 40 anos”.
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Segundo o texto, o sucesso de “Her Swiftness” parece predestinado neste momento, mas há alguns anos ela estava lutando para acompanhar seus contemporâneos.
O artigo lembra que, em 2020, quando o TikTok estava decolando, Taylor Swift não era a única artista no topo da lista de tendências, mas sim Harry Styles. Naquele ano, a estrela do pop britânico encheu as páginas do ‘TikTok for You’ com mais de 7 bilhões de visualizações, em todo o mundo, quase quatro vezes o que Taylor teve no mesmo período. No entanto, o texto revela que “um acordo injusto se transformou numa oportunidade de ouro”.
De acordo com o texto, a sorte de Taylor Swift no TikTok mudou quando ela começou a regravar suas músicas. Mais especificamente, quando ela lançou a versão de 10 minutos de ‘All Too Well’, em novembro de 2021, o interesse pela cantora disparou.
Em dois dias, as visualizações de conteúdo do TikTok relacionado a Taylor saltaram de um recorde anterior de 80 milhões para mais de 260 milhões, como aponta o texto. A artista superou esse número de visualizações diárias com 331 milhões menos de um ano depois, quando lançou ‘Midnights’, em 21 de outubro de 2022, seu décimo álbum de estúdio.
O artigo analisa que a artista tendo lançado novas músicas e reintroduzido seus clássicos, o #SwiftTok estava preparado para estourar quando ocorreu o anúncio da sua última turnê no Instagram, cerca de 10 dias depois.
Eras Tour prometeu narrar a carreira de Swift, de cantora country emergente a superstar genuína, e não decepcionou, segundo o texto. A turnê começou em 17 de março, em Glendale (AZ), com uma performance de mais de 3 horas, que incluiu 44 músicas, 15 dançarinos de apoio e 13 trocas de figurino.
Noite após noite, Taylor deu a seus fãs o show de sua vida e, em troca, eles deram a ela o melhor veículo de marketing para uma turnê que um músico já viu, diz o artigo.
Desde a primeira data da turnê, os Swifties inundaram o TikTok com 1,9 milhão de vídeos e se aglomeraram para assisti-los. O texto fala que o conteúdo da artista tem uma média de 380 milhões de visualizações por dia.
A título de comparação, o artigo aponta que, o conteúdo relacionado a Beyoncé teve em média 90 milhões de visualizações por dia desde o início de Renaissance Tour, no dia 10 de maio de 2023, e apenas dois dias ultrapassaram 200 milhões de visualizações.
O texto ainda revela que a disparidade de opiniões entre Beyoncé e Taylor Swift no TikTok reflete a diferença nos preços de revenda dos ingressos para as turnês Renaissance e Eras (US$ 1.096 a US$ 3.801) e pode dar uma indicação do que deve ser especado na bilheteria dos filmes.
No momento, ainda de acordo com o texto, espera-se que o filme ‘Taylor Swift: The Eras Tour’ estreie entre US$ 100 e 125 milhões nas bilheterias nacionais dos Estados Unidos, tornando-o o produto de audiovisual de maior bilheteria de todos os tempos e uma das maiores estreias do ano.
O artigo também indica que se as visualizações do TikTok preveem bilheteria, Beyoncé terá uma estreia massiva de US$ 25 milhões a US$ 35 milhões, quando ‘Renaissance: A Film by Beyoncé’ for lançado ainda este ano.