The Chainsmokers

The Chainsmokers vai repensar o ciclo de um álbum lançando uma música por mês até o fim do ano

Novo esquema serve como um experimento na indústria musical.

A dupla “The Chainsmokers” dominou o cenário da música eletrônica entre 2016 e 2017. Nesses anos, foram grandes sucessos em faixas como “Closer” (com Halsey), “Paris” e “Something Just Like This” (com Coldplay). Já em 2018, eles começaram o ano com três novos singles: “Sick Boy”, “You Owe Me” e “Everybody Hates Me”. Mas não vai parar por aí… Em nova estratégia, a dupla vai lançar um single por mês até formar um álbum no fim do ano.

Esse é um experimento para reciclar o ciclo de um álbum, diz a Billboard. Para isso, a dupla elaborou em parceria com Joe Gallo, executivo da gravadora Columbia Records, um plano inovador. “Nós escrevemos um roteiro”, lembra Gallo. “Queríamos criar o que estamos chamando de ‘cascata’. Conforme lançamos a segunda e a terceira faixas, a cascata continua ficando maior e maior”, explica. Até o momento, os três singles formam um EP. Até o fim do ano, será um álbum de 12 músicas.

A ideia é adotar uma abordagem personalizada e observar o que está funcionando mais com o público. De acordo com a Billboard, o The Chainsmokers quer resolver um problema recorrente no mercado atual. Quando um jovem gosta de uma música, ele não está inclinado a conferir outras músicas do catálogo. Com isso, a gravadora espera que o público se interesse em uma música nova por mês por meio de playlists, além de constantemente atualizar o catálogo em plataformas como o Spotify.

“Se você descobrir a partir de uma lista de reprodução, é mais provável que você vá para a página do artista e o Spotify tenha os últimos lançamentos no topo”, diz o pesquisador de mídia Zach Fuller.

O fluxo de cada single nas plataformas de streaming será direcionado para definir quais das músicas serão trabalhadas nas rádios – algo que é cada vez mais comum. “Usamos esses dados para moldar o tempo e também a forma em que construímos o ímpeto”, diz Ryan Payne, chefe de vendas da gravadora. “Você pode ver como os fãs reagem a um novo single todos os dias”, completa

Esse esquema de streaming permite uma maior liberdade para os artistas e é isso que o The Chainsmokers vai aproveitar. Os próximos meses serão realmente agitados para os fãs da banda!

Destaques

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile