Quentin Tarantino tem uma teoria sobre o impacto da Marvel no cinema como um todo. Para o cineasta, que tem feito críticas frequentes ao estúdio, houve uma “Marvelização” de Hollywood, que resultou no fim das grandes estrelas de cinema. Segundo o diretor, os astros e estrelas agora são os personagens, os super-heróis, e não mais os atores e atrizes.
“Parte da Marvelização de Hollywood é que você tem todos esses atores que ficaram famosos fazendo esses personagens. Mas eles não são estrelas de cinema, certo? Capitão América é o astro. Ou Thor é o astro. Não sou a primeira pessoa a falar isso. Acho que já foi dito um zilhão de vezes… mas são, tipo, essas franquias de personagens que viram estrelas”, explicou a teoria ao podcast “2 Bears, 1 Cave”.
Leia mais:
- Quentin Tarantino revela qual filme de super-herói da Marvel aceitaria dirigir
- Tarantino não quer dirigir filmes da Marvel: “não estou procurando emprego”
- Kanye West diz que Tarantino e Jamie Foxx pegaram a ideia de ‘Django Livre’ dele
Nada contra os astros da Marvel, mas…
O diretor ressalta que sua opinião não visa diminuir o trabalho ou a importância de atores como Chris Evans (Capitão América) e Chris Hemsworth (Thor). “Não estou diminuindo-os, para dizer a verdade, mas esse é um dos legados da Marvelização dos filmes de Hollywood”, pontua. Ele também destaca que não odeia os filmes da Marvel. O que ele critica é esse ser o único tipo de produto que interessa a Hollywood nos últimos anos.
“Eu colecionava quadrinhos da Marvel loucamente quando era criança. Se esses filmes saíssem quando eu tinha meus 20 anos, eu ficaria totalmente feliz e os amaria. Eles não seriam os únicos filmes sendo feitos. Seriam filmes entre outros filmes. Mas tenho quase 60 anos, então… é. Não estou muito empolgado sobre eles”, comenta Quentin Tarantino.
Para ele, os filmes da Marvel são a inteira representação dos filmes desta “era”. “Não há espaço para nada mais. Esse é meu ponto”, explica o diretor. Ele lamenta que estúdios e também o público só se empolguem com a ideia de filmes de super-heróis atualmente.