Em uma sociedade cada vez com mais atividades e menos tempo para si, o verbo da vez é desacelerar. E as playlists escolhidas passam a ser mais calmas, que ajudem a criar um ambiente mais confortável no dia-a-dia, relaxar ou meditar.
Analisando esse mercado, cresce a popularidade e o número de aplicativos e plataformas online com a proposta de trazerem um catálogo de músicas mais calmas, que ajudem o indivíduo a relaxar.
Em sua maioria em formatos gratuitos, esses aplicativos estão presentes nas lojas digitais e possuem cada vez mais adeptos. Logo, um mercado em potencial para empresas.
A plataforma Calm é um desses exemplos. Com músicas e sons da natureza, o aplicativo orienta que o usuário realize exercícios para deixá-lo mais calmo.
Assim como o aplicativo Meditopia: Meditação, Sono, o mais baixado do setor na categoria ‘Saúde e Fitness’ da Apple Store, que investe também em meditações guiadas e sons da natureza.
As plataformas tradicionais de streaming também fornecem conteúdo para esse setor.
Deezer, por exemplo, fornece um catálogo de playlists dentro do humor ‘Relax’, entre eles, a ‘Bath & Relax’ abaixo:
Já o Spotify, possui várias opções seja para a ‘hora de dormir’ ou para ter ‘foco’. Entre elas há a playlist de meditação de relaxamento:
Diante desses exemplos, podemos compreender que o mercado acompanha a necessidade do indíviduo e oferece opções para estar presente em sua rotina.
E como a música está presente em todos os momentos é também, mais um campo de atividade para a indústria musical.