in

Tendência na música: artistas optam por lançamento de EP como ‘aquecimento’ para o DVD; conheça detalhes

Divulgação
Capa dos Eps: 'Carnaval com Ivete - Live Experiente', por Ivete Sangalo; Skank (1993) - Os Três Primeiros, por Skank; 'Terra do Nunca', por Dilsinho; 10 Anos de Triunfo Ao Vivo por Emicida

Divulgação

Quando se diz respeito a gravação de um DVD, uma grande produção, analisamos diversas pontas que convergem no produto final. Entre elas, o planejamento, escolha de repertório, tema da gravação, figurino, entre muitos outros.

E no final, após gravado, a preparação para o lançamento. Mas, até esse material ficar pronto, há um prazo, às vezes longo demais para o ‘timing’ do artista. E seria um hiato grande entre a gravação e o lançamento completo.

Então, por que não ‘aquecer’ os fãs, veículos de comunicação, redes sociais para o lançamento de um EP? É exatamente isso que alguns artistas estão usando como estratégia.

Entre eles, podemos trazer os exemplos de: Ivete Sangalo, Skank, Dilsinho e Emicida.

Confira em seguida como cada um explorou essa estratégia de ‘aquecimento’:

 

  • Ivete Sangalo

A cantora gravou o DVD ‘Live Experience’ no dia 8 de dezembro, no Allianz Parque, em São Paulo.

Logo no mesmo dia de gravação, lançou o clipe de ‘Teleguiado’ – gravado no Allianz – , o carro-chefe das suas apostas para o carnaval. 

 

 
 
Já o EP, ‘Carnaval com Ivete – Live Experience (Ao Vivo)’, foi lançado no dia 25 de janeiro.
Veja em seguida a playlist do EP:
 
 
Entre elas, o single lançado anteriormente, duas músicas novas, frutos das parcerias com Léo Santana e Claudia Leitte e um medley com músicas do carnaval.
 
  • Skank

Ano passado lançaram os três EPs que compõem o projeto ao vivo ‘Os Três Primeiros’. Gravado em novembro de 2017 no Circo Voador, no Rio de Janeiro, o trabalho revisita a história do grupo e traz o repertório dos álbuns Skank (1992), Calango (1994) e O samba poconé (1996).

Os EPs foram lançados nas seguintes datas: 31 de agosto; 14 de setembro e 28 de setembro. O DVD completo só foi lançado no dia 10 de outubro.

 

 
 
 
 
O álbum completo foi divulgado no YouTube, veja uma das gravações:
 
 
 
  • Dilsinho

Em seu primeiro DVD, ‘Terra do Nunca’, Dilsinho também optou pela estratégia de ‘aquecimento’ por meio do EP, lançado no dia 14 de dezembro.

Entre as canções selecionadas, há duas faixas resultados de parcerias com Luan Santana, Ferrugem e Mumuzinho, veja:

 

 
 
Assim que o EP foi lançado nas plataformas digitais, apenas o áudio, Dilsinho trabalhou da seguinte forma: lançamentos pontuais dos clipes a partir de cada sexta pós-lançamento.
O primeiro lançamento, juntamente com o áudio dos singles, foi de ‘Santo Forte’, parceria com Luan Santana, em 14 de dezembro.
 
 
 
Em seguida, foram:

 
-‘Cansei de Farra’ (21 de dezembro);

– ‘Futuro e Presente’ ft. Ferrugem e Mumuzinho (4 de janeiro* – aqui podemos perceber que houve uma quebra de padrão devido aos festejos de fim de ano);
– ‘Puxadinho’ (11 de janeiro);
– ’12 Horas’ (18 de janeiro);
 
 
  • Emicida

O cantor Emicida lançou o álbum ’10 anos de Triunfo – Ao Vivo’ álbum comemorativo à sua trajetória musical. 

No dia 20 de abril do último ano, Emicida lançou apenas o áudio de todas as suas canções nas plataformas digitais.

 

 

Um pouco mais de um mês após, dia 30 de maio, lançou o DVD completo em seu canal do YouTube. Emicida optou pelos ‘lançamentos em grupo’ mesmo escolhendo a estratégia do EP para movimentar o lançamento do trabalho.

Veja uma das faixas do álbum em seguida, gravada com a parceria de Caetano Veloso, ‘Baiana’. 

 
 
  • Highlights dos Lançamentos dos EPs

– Cada um dos exemplos citados apresentados por artistas, possuem características próprias;

– Ivete Sangalo optou por ‘um EP temático’ para o Carnaval; enquanto Dilsinho mesclou singles lançados anteriormente e novas parcerias;

– Emicida fez ‘lançamento em blocos’. O áudio completo do DVD um mês antes do projeto audiovisual. Nesse período ele já consegue ter um feedback dos fãs sobre os singles mais escutados;

– Skank foi o que fez mais lançamentos, mas, mesmo com os EP’s separados, organizou em um único material pós-lançamento;

– A ideia principal é aquecer o o mercado como um todo além de ter um termômetro sobre quais músicas são ‘as preferidas’ do público e podem ser trabalhadas posteriormente.