A nova edição da Revista Exame, lançada ontem (17), traz a cantora Anitta na capa que possui a chamada de ‘Startup Anitta’.
A matéria traz números da artista em 2018 e uma entrevista que aborda seu planejamento estratégico e posicionamento como empresária. Além de dados do mercado da música, a partir da IFPI e PWC, como já mostramos aqui no MM; que mostram o atual cenário da indústria musical.
Vamos ao resumo do ano de 2018 de Anitta:
- 2,6 bilhões de views no YouTube;
- Mais de 10,7 milhões de inscritos no seu canal do YouTube;
- 135 shows realizados (segundo executivos do setor, em média seu cachê é de R$200.000,00);
- 11 marcas patrocinam a cantora atualmente, entre elas, Renault e O Boticário;
- Realizou 9 palestras sobre gestão empresarial em 2018;
- Alcançou recorde no Spotify Brasil com a música ‘Vai Malandra’, com 1 milhão de streams em 24h de lançamento;
- Participou de parcerias com: Matheus & Kauan (Ao Vivo e a Cores); Wesley Safadão (Romance com Safadeza); Silva (Fica Tudo Bem); J Balvin e Jeon (Machika); Greeicy (Jacuzzi); Maluma e Becky G (Mala Mía Remix); Seakret e Jojo Maronttinni (Perdendo a Mão);
- Lançou os singles ‘Indecente’ e ‘Medicina’, em espanhol;
- Lançou o EP ‘Solo’, com três músicas, divulgou todos os clipes em conjunto; cada single é em um idioma diferente: Português, Inglês e Espanhol;
- Seu single ‘Downtown’ entrou para a lista das músicas mais escutadas dos EUA;
- Foi indicada para o Grammy Latino com ‘Downtown’;
- Foi jurada do programa ‘La Voz’ (The Voice México);
- Lançou a Série ‘Vai Anitta’ na Netflix;
- Lançou o seu desenho infantil ‘Clube da Anittinha’, vendido ao canal Gloob;
- Participação no show da cantora Camila Cabello e divulgação da parceria com Madonna que será em 2019;
- Possui mais de 33,7 milhões de seguidores no Instagram;
Capa Revista EXAME – ‘Startup Anitta’ de 17 de janeiro de 2019
Na entrevista feita pela jornalista Naiara Bertão, ela questiona Anitta sobre o atual papel das gravadoras, que diz: “A forma de fazer negócio mudou. Eles estavam acostumados com um caminho só e hoje não há mais fórmula única. Muitas vezes, o próprio artista tem de incentivar a gravadora a pensar fora da caixa. Elas estão mais flexíveis, senão não sobrevivem. Tem artista, assim como eu, que já faz todas as áreas do negócio. Outros, não. Eu faço negócio em qualquer ocasião, tudo pra mim é um negócio”.
Outro aspecto abordado foi a importância da formação de uma equipe. Atualmente, Anitta possui 50 funcionários trabalhando na sua empresa, a Rodamoinho Produtora.
“Quando eu chamo qualquer pessoa para trabalhar comigo, eu não ligo se ela não tem experiência no ramo. Prefiro que seja alguém em quem eu aposte, confie e que aprenda minha forma de trabalhar. Assim, a relação fica mais alinhada; e a pessoa, mais comprometida e unida. Não gosto de alguém que já chegue achando que sabe tudo. Essa pessoa raramente vai querer escutar os outros”, pontua Anitta.
“Não ter medo de pensar diferente. Não parar diante de um obstáculo, mas procurar maneiras criativas de fazer dar certo. Quando eu comecei sozinha com meu irmão, há quatro anos, aprendemos sozinhos com os erros e fazendo. A empresa era pequena e eu sempre falei que não era para nos compararmos com as outras pessoas. Nossa realidade é diferente, nosso público é diferente, nosso momento da vida é diferente, eu sou uma pessoa diferente, então iríamos encontrar nossa maneira. Se a porta está fechada, eu vou pelo teto ou cavo um buraco. Na minha empresa eu deixo todo mundo livre para cuidar do que quiser, fazer sugestões para outras áreas, estimulo todos a pensar fora da caixa”, diz a empresária.
“Temos de inovar para manter a curiosidade e o interesse das pessoas”, disse a EXAME enquanto era maquiada para uma sessão de filmagens para uma empresa patrocinadora.
Em seu Instagram, a cantora falou sobre ser a capa da revista EXAME desse mês e os planos para 2019:
“Para todos que acompanham meu trabalho gostaria de dizer que não há limites para nossos sonhos desde que haja dedicação e sabedoria em você. A partir de 2019 início uma nova fase na minha vida. Uma fase de testar coisas novas, de me jogar, de me arriscar em novos desafios e literalmente “ver no que dá”, sem a pressão que um dia existiu de “provar que sou capaz”. Em 2018 aprendi que reconhecer seus próprios méritos não significa “ser cheio de si”, desde que você não se coloque acima de ninguém. Todo mundo é/foi importante para algo/alguém na vida. Se valorizar (sem tirar os pés chão) é importante, principalmente nos dias de hoje.”
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Anitta é um exemplo claro sobre a importância do planejamento estratégico na carreira de um artista. A partir da estruturação de todas as frentes de trabalho e muita dedicação os resultados são possíveis.