A conexão entre música e marcas é de longa data! Quem não lembra de uma música de um comercial que o marcou ou que começou a cantar quando a ouviu dentro de uma loja?! Mas, para além dessas experiências, as estratégias entre marcas e músicas estão cada vez mais amplificadas para permitir que a identificação com o público-alvo seja assertiva.
Analisando essas tendências, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com a Tecla Music, agência de music branding há mais de 12 anos no mercado, especializada em curadoria e gestão sonora para marcas. A agência já realizou trabalhos para empresas como: Spotify, Universal Music, Canal OFF, Casa Natura e Natura NY, TIM Music, Zee.Dog entre muitas outras.
Na conversa, os profissionais Julia Millen, Head de Comunicação, Conteúdo Digital e Marketing; e Paulo Sattamini, Diretor Criativo e sócio da Tecla Music, destacam, de forma conjunta, a importância da criação da identidade musical, atuação da agência e oportunidades para o setor apontado como uma das principais estratégias e diferenciais para 2021.
“Há mais de uma década acreditamos na música como plataforma de comunicação e conexão entre marcas e pessoas. Com a chegada e consolidação do streaming, perfis e playlists ganharam um status que antes não existia, disparando o alcance da música no digital e mudando completamente a forma como ela é consumida, tanto para ouvintes, quanto para gravadoras e artistas”, aponta a Tecla Music.
Durante a pandemia, a agência conseguiu notar o aumento do interesse das marcas que buscam nos espaços digitais fortalecerem os laços com seus clientes, criando conexão através de música e gerando engajamento nas redes sociais.
“As marcas querem e buscam cada vez mais se diferenciar e mostrar sua personalidade e posicionamentos através de um branding bem construído, e a música se tornou parte desses valores. Há tempos que existe o cuidado com o som ambiente que é tocado nos estabelecimentos, com a oportunidade no digital, as marcas buscam ainda mais essa experiência 360 para seus clientes, por meio da música no PDV (ponto de venda) que também pode o acompanhar no streaming, quando e onde ele quiser”, revela a agência.
Identidade Musical: valores e atributos das marcas em pilares sonoros
A Tecla Music fez uma reflexão que a mesma preocupação da forma que a identidade visual das marcas são apresentadas ao público, deve ser analisa a identidade musical que possui o desafio de transformar os valores e atributos de uma marca em pilares sonoros que representam e transmitam o seu universo musical.
“Na prática, o trabalho começa com uma imersão e estudo da marca, onde identificamos seus objetivos, e os transformamos em caminhos sonoros que guiarão o projeto. Prezamos a conversa desde o início com nossos clientes para entendermos exatamente o que eles buscam e, assim, sermos fiéis ao representarmos a marca”, revela a empresa.
A agência utiliza uma metodologia interna de questionário-briefing que é sempre enviado nas primeiras conversas com os clientes, para que eles possam entender mais sobre o universo da marca: o que gostariam de ouvir, o que não querem de forma alguma, palavras que eles acreditam que os representem, entre outros. A companhia acredita que dessa forma, eles conseguem se guiar com mais precisão e assertividade nas escolhas musicais, além de aproximarem dos seus clientes.
“As marcas hoje buscam entregar mais do que apenas um produto, elas querem se aproximar, ter relevância e voz, trazer o cliente para dentro do seu universo, fortalecendo essa relação, gerando mais consumidores e fãs. Além da trilha sonora, as possibilidades de ativação musical seguem crescendo como o uso de web apps no streaming e podcasts, que estão super em alta”, ressalta a Tecla Music.
Recentemente, a Tecla Music participou do projeto “Alerta Experimente” do Multishow e Canal BIS a partir da construção e funcionalidades do site, design e da playlist, de forma que a experiência acontecesse de maneira mais fluida, já que artistas de diferentes gêneros são acelerados pelo projeto.
“Foi uma delícia participar do projeto, acreditamos que iniciativas como essas abrem portas para muitos artistas extremamente talentosos, que adoramos acompanhar desde o começo, e inspiram novos artistas brasileiros a crescerem no mercado! Ficamos muito felizes com o resultado e esperamos que venham muitos outros pela frente!”, celebra a agência.
A agência, que possui a missão de “espalhar música boa por aí” enxerga a música como elo de conexão fundamental para as marcas. “Seja falar com clientes, criar novas playlists ou trilhas para estabelecimentos, criar conteúdo e artes para o digital: nosso trabalho é abraçar as diversas frentes, identificando oportunidades e diferentes tipos de ativação usando a música, sempre, como forma de conexão”, finalizam.