Nesta quinta-feira (24), a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo 2022, no Catar. Antes da partida contra a Sérvia, às 16h, que tal relembrar os melhores momentos do Mundial que aconteceu no Brasil, em 2014? O POPline reuniu diversas lembranças para aumentar as expectativas numa possível conquista do hexa. Será que vem aí?
> Copa da galera! Veja os eventos pelo Brasil que terão transmissão dos jogos
LEIA MAIS:
- Jungkook, do BTS, confessa nervosismo ao cantar na abertura da Copa do Mundo
- Por que as músicas da Shakira para a Copa ainda são as favoritas?
- Histórico! Renata Silveira é a 1ª mulher a narrar Copa do Mundo em TV aberta
O Brasil recebeu mais de 30 seleções de diversos países de braços abertos. No entanto, a edição do torneio já começou com momentos marcantes. A cerimônia de abertura, por exemplo, teve Claudia Leitte recebendo Pitbull e Jennifer Lopez em cima de uma alegoria, montada na Arena Corinthians, em São Paulo.
Na ocasião, a brasileira ainda colocou a cantora norte-americana para se arriscar no samba enquanto recebia a energia da torcida brasileira. O trio se encontrou também no Billboard Music Awards, do mesmo ano.
Não faltou música boa na Copa do Mundo aqui no Brasil. Prova disso foi o show que antecedeu a final, entre Alemanha e Argentina. Enquanto a abertura foi comandada pelo trio, o encerramento ficou por conta de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Shakira.
A cantora colombiana era aguardada no Mundial, especialmente após “Waka Waka”, sucesso que marcou a Copa em 2010, na África do Sul. A música, aliás, é relembrada até hoje, 12 anos após o seu lançamento.
Outro sucesso da época foi “País do Futebol”, parceria de MC Guimê e Emicida. A música pensada para o ano da Copa do Mundo no Brasil, foi lançada no final de 2013. Durante a disputa futebolística, a canção foi tocada diversas vezes, e até recebeu a participação especial de Neymar Jr., responsável por popularizar a parceria.
Rihanna esteve na Copa do Mundo no Brasil em 2014?
Uma das maiores surpresas em 2014 foi a presença de Rihanna na final da Copa do Mundo. A cantora esteve no Maracanã, onde torceu para Alemanha. No entanto, ela aproveitou o momento para pintar uma bandeira do Brasil em seu pescoço.
Sim! É a Rihanna na final da copa do mundo no Brasil em 2014!!
Esse vídeo não é fake e não é nenhuma cover dela, é a própria!!
E quem está compartilhando fake news, nem fã é! pic.twitter.com/6laojtxUi8— #BUY AND STREAM LIFT ME UP (@MarlonRobyn94) November 23, 2022
A visita aconteceu no mesmo momento em que Anitta tentou uma selfie com Rihanna, durante um evento de uma das marcas que patrocinou o torneio. Anos depois, as cantoras se encontraram novamente, desta vez com a carioca sendo convidada para cantar no “Savage x Fenty Show”.
A derrota do 7×1 e a revolta do Canarinho
No dia 08 de julho de 2014, o Brasil ficou em silêncio depois da partida contra a Alemanha. O placar, que fez o país sul-americano ser eliminado da Copa, terminou em vexatório 7×1 e foi um dos momentos mais impactantes não só do torneio, mas da última década.
(IN)Feliz dia 8 de Julho à todos #7x1day #7X1 https://t.co/PLs4EzUZhR pic.twitter.com/mYucGnAv3i
— Yuri Suetsugu (Vejam o Fixado) | #Persona5Royal (@SuetsuguYuri) July 8, 2021
A derrota transformou o país, que era um dos favoritos para levantar a taça na final, em uma piada ao redor do mundo. Até hoje, a derrota com sete gols não foi esquecida, especialmente quando o Mundial volta a acontecer, de quatro em quatro anos.
Se para uns, perder o jogo foi uma tristeza sem fim, para outros, a derrota marcou um momento novo em sua vida. Para quem não lembra, naquele mesmo ano, nascia Canarinho, um mascote da seleção brasileira que foi pensado em homenagem aos cem anos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O personagem não conquistou um bom espaço entre a torcida brasileira, especialmente pela existência de Fuleco, a mascote da Copa do Mundo de 2014. No entanto, com a derrota, Canarinho passou por uma revolta, à nível “Reputation”, da Taylor Swift.
Por isso, dois anos depois, durante as Olimpíadas de 2016, o personagem assumiu uma nova identidade. A nova versão, mais enfurecida, conquistou o público, que deseja mais vitórias para a seleção brasileira. Por conta disso, o público o conhece, atualmente, como Canarinho Pistola.
GRAVE: canarinho pistola desafia aquela tapioca flutuante para guerra de passinho pic.twitter.com/F56nBDR2qm
— luize (@Iuhhmb) November 22, 2022
Copa do Mundo 2022: Confira os jogos do Brasil na fase de grupos!
O Mundial começa com a fase de grupos, que será disputada até o dia 2 de dezembro. A grande final da Copa será no dia 18 de dezembro. O Brasil é cabeça de chave do grupo C e enfrentará, na primeira fase, as seleções da Suíça, Camarões e Sérvia. Nesta etapa, avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo. Caso se classifique, a seleção poderá disputar mais quatro jogos eliminatórios que pode levá-la ao sonhado hexa.
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro às 16h (horário de Brasília);
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro às 13h (horário de Brasília);
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro às 16h (horário de Brasília).
Diferente dos anos anteriores, a Copa do Mundo do Catar começa em novembro e terminará na véspera de Natal. A data foi transferida porque entre os meses de junho e julho, quando tradicionalmente acontece o Mundial, o Catar sofre com altas temperaturas, tempestades de areia e baixa umidade.