in ,

Taylor Swift solta indireta para Scooter Braun e Scott Borchetta em clipe de “The Man”

Foto: Reprodução YouTube

Videoclipe da Taylor Swift sem dicas escondidas não é videoclipe da Taylor Swift. “The Man” lançado na manhã desta quinta-feira (27) não é diferente e a cantora fez questão de inserir mensagens pela produção dirigida pela própria artista.

A que mais saltou os olhos e que vem gerando debate desde a estreia é a (in) direta para Scooter Braun. Quando Taylor vestida de homem para para fazer xixi em pleno corredor do metrô, ela fica de frente para uma parede com os títulos de seus álbuns anteriores ao “Lover” e duas plaquinhas: “PERDIDOS. Se encontrar devolver a Taylor Swift” e uma outra com um desenho de patinete e o símbolo de proibido. Para quem não sabe, patinete em inglês é “scooter”. Além disso, no centro há um grafite “KARMA”!

Reprodução: YouTube

Minutos antes, a (in) direta foi para Scott Borchetta, dono da antiga gravadora de Taylor Swift e que vendeu parte das ações para Scooter Braun transferindo o catálogo da cantora para o poder do empresário. A referência a Scott aparece em um cartaz de filme dentro do vagão do metrô. “Chefe Scotch, capitaliza o sentimento”, diz o cartaz.

O jornal lido por Taylor “o cara” Swift é uma crítica à imprensa e as diferenças de tratamento quando as manchetes são sobre homens e mulheres. O que mais salta aos olhos são a propaganda para “homens com real sede”, “é homens contra garotos, sem mulheres por perto”, “os CEO’s mais elegíveis do ano”, “o homem e o amor por esportes” e “quanto um homem ganha no ano em namoros com celebridade”. A única menção à uma matéria feminina é uma comparação de “looks”. O machismo também é retratado quando Taylor coloca o homem em um iate rodeado de mulheres de biquíni.

No início do clipe, “O Cara” é um executivo aplaudido por outros homens do escritório. No entanto, uma das funcionárias não está 100% satisfeita com o chefe autoritário: uma mulher que segura uma xícara com trecho da letra da música. “Eu seria o cara”, diz a mensagem.

Taylor ainda retrata a necessidade de aprovação do homem por terceiros, como geralmente o pai de uma criança é eleito o “melhor de todos” apenas por fazer a sua obrigação (que é cuidar e dar atenção à filha, no caso do clipe), uma competitividade exacerbada e como ninguém questiona a diferença de idade de um casal quando o mais velho é o homem.

Este é o primeiro videoclipe dirigido 100% por Taylor Swift. Então, quem é que faz a voz do “O Cara” na conversa com a cantora? Nos créditos finais ficamos sabendo que Dwayne Johnson é o responsável pela voz do personagem principal. Na conversa, Taylor inverte os papéis e pede que Tyler seja “mais sexy” e mais “agradável” nas gravações.

Taylor também faz uma breve propaganda do seu documentário para a Netflix, o “Miss Americana”. No entanto, a cantora troca o seu rosto no pôster pelo do personagem de “The Man” o batizando de Tyler Swift. E, claro, o título muda de Miss para Mr. Americana.

E a aparição especial? O pai de Taylor está no clipe como o juiz do jogo de tênis.

Os créditos finais são especiais. Além de Taylor Swift mostrar a sua transformação em “O Cara”, a cantora faz questão de colocar o seu nome nas principais funções do vídeo. “Dirigido por”, “escrito por”, “estrelado pro” e ainda um “pertence à”.

Pra terminar, será que Taylor ainda deixou uma dica no vídeo? Um dos pôsteres do vagão do metrô tem uma data: 20 de julho. O que será? Fãs especulam alguma novidade grande! Na mesma cena, uma das passageiras usa um moletom da nova coleção da Taylor “Miss Americana and the Heartbreak Prince”. Uma dica de próximo single?

Se você ainda não viu… vale a pena: