Foto: Reprodução de internet
in ,

Taylor Swift de olho em recorde de Stevie Wonder no Grammy

Saiba qual marca a cantora terá a chance de igualar nesta edição

Muita coisa estará em jogo na noite deste domingo (14) quando os vencedores do Grammy começarem a ser revelados. E um desses movimentos que mais instigam os fãs de música pop é se Taylor Swift chegará à sua terceira vitória na categoria de Álbum do Ano. Caso Folklore seja eleito, isso fará com que a cantora iguale um recorde que pertence a ninguém menos que Stevie Wonder.

Stevie Wonder no Grammy em 1974 (à esquerda) e em 1975 (à direita) – Foto: Echoes/Redferns / Ron Galella, Ltd./Ron Galella Collection via Getty Images

Para quem não sabe, Stevie Wonder é o artista masculino (não-clássico) mais vezes premiado na história do Grammy com nada menos que 25 troféus. Em 1974, o cantor venceu quatro das seis categorias a que foi indicado – incluindo Álbum do Ano por Innervisions. Vale ressaltar que esta havia sido a primeira vez que o cantor recebeu indicações na premiação.

Compre álbuns dos indicados ao Grammy na Regard

Em 1975, Stevie Wonder venceu as quatro categorias a que foi indicado – incluindo mais uma vez a de Álbum do Ano por Fulfillingness’ First Finale. Com isso, o artista igualou a marca de Frank Sinatra ao vencer a principal categoria por dois anos consecutivos. O recorde perdura até hoje.

Em 2015, o Grammy preparou uma homenagem especial para Stevie Wonder. Neste vídeo, um medley de hits pra ninguém botar defeito. E na plateia você encontra astros como Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga, Tony Bennett e John Legend curtindo o show.

Sem concorrer no ano seguinte, Stevie “abriu espaço” para que outros pudessem ganhar o Grammy. Paul Simon, laureado com o prêmio de Álbum do Ano em 1976, disse em seu discurso de agradecimento: “Gostaria de agradecer a Stevie Wonder por não ter feito um álbum no último ano“.

O ano de ausência de Stevie Wonder foi justificado. Pois ele estava prestes a lançar sua obra-prima: o duplo Songs In The Key Of Life, uma das referências máximas da cena pop e r&b dos anos 1990 e 2000. Muitos dos hits que os ídolos pop lançaram nas últimas três décadas são diretamente influenciados por este disco.

Logo, o Grammy de 1977 não poderia ser diferente: Stevie Wonder venceu quatro das cinco categorias a que foi indicado – incluindo seu terceiro prêmio de Álbum do Ano. E, desta forma, mais um recorde foi estabelecido: até hoje ele é o único artista solo a ganhar três vezes o prêmio principal.

* Porém, há desdobramentos nesta tese e a explicaremos mais abaixo na matéria.

Taylor Swift e os três Grammy que ganhou em 2016 (Foto: Reprodução / Twitter @taylorswiftbr)

Entretanto, Taylor Swift pode fazer história neste domingo e igualar a marca de Stevie Wonder caso Folklore vença a categoria de Álbum do Ano. Aos 20 anos tornou-se a mais jovem artista a vencer a categoria de Álbum do Ano por Fearless (Billie Eilish quebraria esta marca em 2020). Além do prêmio principal, a estrela ainda levou outros três prêmios de um total de oito indicações.

Depois de bater na trave em 2014 com o álbum Red, Taylor voltou a fazer história em 2016 e levou três das sete indicações – incluindo o segundo Álbum do Ano por 1989. E agora, a cantora arrancou seis indicações para Folklore, lançado de surpresa em julho e que chegou batendo recordes.

Será que chegou a vez de Taylor Swift fazer história mais uma vez e se juntar a uma lenda da música?

Sobre os desdobramentos…

É importante ressaltar que outros dois artistas já venceram por três vezes a categoria de Álbum do Ano. Mas diferentemente de Stevie Wonder, são nomes que não necessariamente transitaram pelo universo pop em seu tempo de atividade ou foram laureados por projetos solo e em parceria.

Frank Sinatra, um dos maiores cantores de jazz da história, tem tripla vitória em Álbum do Ano. A primeira em 1960, pelo álbum Come Dance with Me!. E em 1966 e 1967 venceu por September of My Years e A Man and His Music, respectivamente.

O outro agraciado é Paul Simon. A primeira vitória em Álbum do Ano veio em 1971, ainda como o duo Simon & Garfunkel, pelo clássico Bridge Over Troubled Water. Cinco anos depois veio o segundo prêmio, já pela carreira solo, com o álbum Still Crazy After All These Years. E em 1987 foi a vez de Graceland, trabalho inspirado por sons africanos.

Grammy 2021

Está curioso para saber quem são os artistas que vão levar o prêmio mais importante da música para casa? Isso você vai saber neste domingo (14) com cobertura completa em todas as redes do Portal POPline a partir das 17h da tarde.

A cerimônia ainda terá performances de BTS, Taylor Swift, Billie Eilish, Cardi B, Doja Cat, Harry Styles, Dua Lipa, Post Malone, Black Pumas Chris Martin, DaBaby, Miranda Lambert, Maren Morris, John Mayer, Haim, Mickey Guyton, Brandi Carlile e Brittany Howard.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Daiv Santos

BBB 21: Pet de Viih Tube tem perfil com 25 mil seguidores

Jogo Fortnite celebra indicados ao Grammy com emotes de dança; BTS, Dua Lipa, DaBaby e outros