Taylor Swift lançou o álbum “Folklore” saindo totalmente de sua zona de conforto. Ela deixou o pop de lado e entrou em uma sonoridade mais alternativa. Com isso, ela apareceu, pela primeira vez, em paradas de rock/alternativo da Billboard. A cantora colocou 8 faixas no Top 10 da parada Hot Rock & Alternative Songs, batendo um recorde.
Levando tais fatos em consideração, a Billboard levantou uma possibilidade. Será que Taylor Swift vai ser indicada ao Grammy nas categorias específicas de pop ou alternativas? Essa pergunta ainda é um mistério, já que ela ficou nos primeiros lugares tantos nas paradas de pop, quanto nas paradas alternativas.
Histórico
Os colabores do disco, no entanto, são muito lembrados nas categorias alternativas. Aaron Dessner, co-produtor do álbum, ganhou o Grammy nesta devida categoria por sua banda, a The National, e o álbum “Sleep Well Fera“. Também chegou a ser indicado pelo disco “Trouble Will Find Me“.
Bon Iver, que faz parceria em “exile“, também é muito reconhecido nesse estilo. Em 2012, a banda foi escolhida na categoria “Best New Artist”, por sinal, além de ser indicada com os álbuns “22“, “A Million” e “I,I“.
O produtor Jack Antonoff, no entanto, foi mais indicado nas categorias pop. Seus trabalhos incluem o “Reputation” e o “Lover“, da própria Taylor Swift, além do “Beautiful Trauma“, da P!nk, e o “This Is Acting“, da Sia, são destaques do pop. O “Melodrama“, da Lorde, e o “Norman F *** ing Rockwell“, da Lana Del Rey, apesar de suas sonoridades mais alternativas, também entraram nas categorias de pop.
“O comitê alternativo provavelmente terá uma discussão exaltada sobre se o ‘Folklore’ tem mais em comum com o pop ou o alternativo. Muito está em jogo. Se Swift for nomeada, ela teria uma excelente chance de ganhar“, observou a Billboard.
Anteriormente, só duas cantoras venceram na categoria de “melhor álbum alternativo” – são elas Sinéad O’Connor (1990) e St. Vincent (2014). Portanto, faria história. Portanto, seria um grande feito ao ser a terceiro. Por sinal, Taylor se tornaria a primeira artista a ganhar nas categorias “best pop vocal album” e também na “best alternative music album”. Ela também venceu “best country album”. Portanto, seriam três estilos diferentes.
No finas das contas, as principais categorias se expandem para todos os estilos e Taylor Swift continua sendo uma forte competidora.