Em 2022, Taylor Swift precisou de apenas pouco mais de dois meses para dominar o ano e ter o maior álbum da história, desde 2017, com “Midnights”, lançado em outubro. A superestrela global conquistou recordes e no final desta quarta-feira (11), a Luminate, maior empresa de rastreamento musical dos EUA, divulgou seu relatório anual e mostrou que a voz de “Anti-Hero” obteve o álbum mais vendido do ano, tanto nas versões comuns, quanto em vinis.
LEIA MAIS:
- Billboard Artist 100: Taylor Swift estende recorde e se consagra a maior artista dos EUA
- Hot 100: Taylor Swift volta ao #1; Beyoncé entra no top 10
- Após confusão, SZA afirma não ter problemas com Taylor Swift
De acordo com os dados que foram divulgados pela Billboard, “Midnights” é o segundo álbum mais popular dos Estados Unidos, com 3,294 milhões de unidades ganhas em apenas 10 semanas, atrás apenas de “Un Verano Sin Ti” (3,314 milhões em unidades). Mas ao contrário de Bad Bunny, que teve o disco movido a streaming , o álbum de Taylor Swift viu seu sucesso distribuído de maneira mais uniforme em streaming, compras de álbuns e vendas de faixas.
No entanto, “Midnights” foi de longe o álbum mais vendido de 2022, com 1,8 milhão de cópias vendidas, sendo o álbum mais vendido de um ano desde 2017, quando a própria Taylor Swift lançou “Reputation”, que alcançou nada menos que 1,9 milhão em vendas puras nos Estados Unidos. Além disso, ela foi a única a vender mais de 1 milhão de cópias ano passado.
A Billboard também destacou que o último álbum de Swift foi o mais vendido do ano em três dos últimos quatro: “Midnights” em 2022, “Folklore” em 2020, “30” de Adele em 2021 e “Lover” em 2019.
Os recordes não pararam por aí! Taylor Swift também dominou o mercado de vinis em 2022, vendendo mais do que qualquer outro ato no ano passado, nos Estados Unidos, com 1,695 milhão em todo o seu catálogo de lançamentos, de acordo com o relatório da Luminate. Somente “Midnights”, conquistou 945 mil cópias vendidas em todas as suas variantes e edições de vinil.
LEIA MAIS:
- Taylor Swift: Ensaios da “The Eras Tour” já começaram
- Olivia Benson, gata de Taylor Swift é avaliada em US$ 97 milhões
- Taylor Swift: “Speak Now (Taylor’s Version)” será lançado antes da turnê, afirma site
Além disso, Swift tem seis dos 40 álbuns de vinil mais vendidos da história: “Midnights” (#1 – 945 mil), “Folklore” (#7 – 174 mil), “Red (Taylor’s Version)” (#11 – 153 mil), “Evermore” (#14 – 134 mil), “Fearless (Taylor’s Version)” (#30 – 97 mil) e “Lover” (#36 – 91 mil). Harry Styles e Kendrick Lamar têm o segundo maior número de títulos, com três cada.