A IFPI (Federação Internacional da Indústria Gravada) nomeou Taylor Swift como a artista que mais vendeu músicas no mundo em 2019. Esta é a segunda vez que Swift recebe o prêmio; a primeira vez foi em 2014.
Taylor Swift teve outro ano de enorme sucesso em 2019, lançando seu sétimo álbum de estúdio, Lover, em agosto.
De acordo com o comunicado, o álbum estreou em primeiro lugar em mais de dez países e alcançou três milhões de vendas no mundo todo até o final de sua primeira semana de lançamento.
Três singles foram lançados do álbum Lover no ano passado: “ME!”, com Brendon Urie of Panic! At The Disco; “You Need To Calm Down” e a faixa-título, “Lover”.
ME!, o primeiro lançamento do álbum, estreou no número um nas paradas globais do Spotify.
Frances Moore, diretora executiva da IFPI, disse: “Taylor Swift é o sinônimo de uma estrela verdadeiramente global.
Ela continua a crescer como artista e mantém uma conexão incrivelmente forte com sua base de fãs, enquanto continua a evoluir seu som a cada álbum.
É um prazer poder premiá-la como “Artista Global de Gravação do Ano” pela segunda vez.
‘Os dez melhores’ exibem alguns dos artistas mais brilhantes e talentosos de todo o mundo, de estrelas mais novas, como Billie Eilish e BTS; à artistas antigos, como The Beatles e Queen.
Esse intervalo demonstra como o amor pela música das pessoas pode ser continuamente acendido por artistas novos e diversos e, no entanto, perdurar por décadas. Parabenizo todos os artistas da parada”, diz.
Ed Sheeran ocupa o segundo lugar, sua terceira aparição consecutiva no top 10 global, após o sucesso de seu álbum “No. 6 Collaborations Project,” com artistas como Stormzy, Cardi B, Camila Cabello e Khalid.
O álbum alcançou o número um em 19 países, enquanto o single principal, “I Don’t Care” com Justin Biebe, alcançou o primeiro lugar em 26 países.
Após outro ano de sucesso, Post Malone ocupa o terceiro lugar no gráfico deste ano, acima da quarta posição do ano anterior.
O single de Malone, “Sunflower” ft. Swae Lee permaneceu como uma faixa popular entre os serviços de streaming até o final de 2019 e foi seguido em setembro, pelo lançamento do seu terceiro álbum de estúdio, “Hollywood’s Bleeding”, que alcançou o número um em países como Austrália, Canadá, Reino Unido e EUA.
Taylor Swift recebeu o sétimo prêmio IFPI Global Recording Artist of the Year, o prêmio único e autoritário que reflete o sucesso mundial de um artista em formatos de música digital e físico, de streams à vinil.
Os ganhadores anteriores deste prestigiado prêmio são One Direction (2013), Taylor Swift (2014), Adele (2015), Drake (2016 e 2018) e Ed Sheeran (2017).
IFPI: os 10 melhores artistas de gravação global de 2019
1 – Taylor Swift
2 – Ed Sheeran
3 – Post Malone
4 – Billie Eilish
5 – Rainha
6 – Ariana Grande
7 – BTS
8 – Drake
9 – Lady Gaga
10 – Os Beatles
(fonte: IFPI)
Vencedores anteriores
2018 – Drake
2017 – Ed Sheeran
2016 – Drake
2015 – Adele
2014 – Taylor Swift
2013 – One Direction