in

Taylor Swift copia as estratégias de Beyoncé? É o que um professor universitário acredita


Beyoncé não é somente um grande nome da música internacional, ela é um fenômeno da cultura Pop e muitas de suas decisões de sua carreira mudaram o destino da indústria fonográfica como um todo, exemplo disso foi o lançamento surpresa do álbum “Beyoncé”, que quebrou recordes e estabeleceu um novo padrão para lançamentos musicais ao redor do mundo.

Sabendo disso, Beyoncé é também um tópico amplamente debatido em universidades mundo afora, especialmente nos Estados Unidos. E Kevin Allred, professor do curso “Politizando Beyoncé”, da Universidade Rutgers, recentemente envolveu o nome de Beyoncé junto ao de Taylor Swift no que acabou por se tornar uma polêmica.

Segundo Kevin, Taylor Swift copia várias das estratégias de relações públicas de Beyoncé desde 2009, quando a cantora, na época country, foi interrompida por Kanye West em seu discurso de aceitação de prêmio de Melhor Videoclipe Feminino no VMA.

“Taylor Swift literalmente copia toda ação/estratégia de Relações Públicas de Beyoncé. Agora ela está escrevendo cartas para as revistas como divulgação ao invés de ser entrevistada, e ela realmente não tem o alcance. Não funciona. As estratégias de Beyoncé são específicas de Beyoncé”, escreveu Kevin Allred.

“E para deixar registrado, eu estou acostumado com Taylor sendo secundária. Não vamos fingir que ela está fazendo alguma novidade. Porque Beyoncé fez isso tudo 5 anos atrás e agora as pessoas querem creditar uma entediante garota branca por estar fazendo o mesmo.”

“E também, nós iremos ter as mesmas peças de opinião reclamando como Taylor ignorou entrevistadores e arruinou o jornalismo da mesma que tivemos quando Beyoncé fez isso? Ou quando a favorita branca T Swift faz algo, é elogiada e nós jogamos por regras diferentes?”

“Literalmente, desde a interrupção de Kanye no VMA 2009, Taylor tem roubado/copiado as estratégias de Beyoncé, tentando superá-la. Mas ela está anos atrasada. E as pessoas ainda a elogiam como inovadora. Estou cansado”, concluiu Kevin Allred.