Connect with us

O que está procurando?

#Internacional

SZA tem direito de usar “Garota de Ipanema” em “BMF”? (EXCLUSIVO)

SZA faz interpolação de “Garota de Ipanema” em música nova, mas faixa não traz créditos para Tom Jobim e Vinicius de Moraes nas plataformas. Entenda o caso!
SZA tem direito de usar "Garota de Ipanema" em "BMF"? (EXCLUSIVO)
(Foto: Instagram @sza)

A cantora norte-americana SZA, vencedora de quatro Grammys, está na mira do furacão nas redes sociais por conta de sua música nova, “BMF”, parte do álbum “SOS Deluxe: Lana” lançado na semana passada. O motivo: a faixa conta com uma interpolação indiscutível de “Garota de Ipanema”, sem os devidos créditos de composição para Tom Jobim e Vinicius de Moraes nas plataformas digitais.

Os créditos de “BMF” são divididos entre Blake Slatkin, Carter Lang, Omer Fedi e Solana Rowe (a própria SZA). O caso repercutiu bastante entre os brasileiros no X (antigo Twitter), principalmente porque Adele está no meio de uma batalha judicial acusada de plagiar a música “Mulheres”, do brasileiro Toninho Geraes.

Leia mais:

O POPline apurou a história e descobriu que a situação de SZA é bem diferente. A cantora teve autorização do espólio de Tom Jobim para usar “Garota de Ipanema” em “BMF”. O que houve foi um erro quanto aos créditos da música, quando “SOS Deluxe: Lana” foi subido pela Top Dawg Entertainment nas plataformas digitais na sexta passada (20/12). Este erro deverá ser corrigido pelo selo em breve.

SZA tem direito de usar "Garota de Ipanema" em "BMF"? (EXCLUSIVO)

(Foto: Instagram/@sza)

Em 2021, Anitta usou um sample autorizado de “Garota de Ipanema” no single “Girl From Rio”. O uso da música fez com que Tom Jobim e Vinícius de Moraes fossem creditados juntos da compositora porto-riquenha Gale na canção da Anitta, certificada como diamante no Brasil. A faixa também tem produção creditada do time Stargate.

O sucesso de “Garota de Ipanema”

Inspirada em Helô Pinheiro, a música “Garota de Ipanema” foi lançada em 1964 e é considerada a segunda canção mais tocada na história, atrás apenas de “Yesterday” dos Beatles. Composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes (com versão em inglês de Norman Gimbel), a música foi gravada por dezenas de artistas ao longo das décadas e chegou a entra no Top 5 da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, na voz de Astrud Gilberto.

Destaques

#Internacional

Mariah Carey se torna a mulher que passou mais tempo no topo da Billboard Hot 100 com a mesma música - agora com 17...

#Nacional

Thiaguinho explica que tentou entrar no Guinness Book e revela o que o impediu de se qualificar.

#Internacional

Jin e J-Hope se reúnem em live no aplicativo Weverse e conversam com fãs, antes do retorno do BTS.