O Sugababes passa por problemas desde a sua formação, no já longíquo ano de 1998, seja pelas constantes trocas de suas integrantes ou pelo desempenho tímido de alguns de seus singles e álbuns nas paradas do Reino Unido, culminando com a saída da última integrante original do grupo, Keisha Buchanan, em 2009.
Agora, além de enfrentar um novo rumor (já desmentido) da saída de Jade Ewen, que substituiu Keisha, o Sugababes foi obrigado a desistir de vez de seu mair recente single, a música “Freedom”.
A faixa, primeiro single do novo álbum do grupo, ainda sem data de lançamento definida, foi usada pela Nokia em uma campanha publicitária e agora está sendo distribuída de graça pelas maiores lojas de downloads do Reino Unido.
O motivo da desistência? As péssimas projeções de “Freedom” nas paradas, que não deveria nem chegar ao Top 20 do Reino Unido, além de que a música não recebeu apoio nenhum das rádios, sendo esquecida de suas grades de programação.
Desistindo do single, as meninas do Sugababes salvaram suas peles de uma humilhação, que já vem perseguindo o grupo desde o “Sweet 7”, último álbum do trio, lançado em 2009, que vendeu cerca de 30 mil cópias no Reino Unido até agora.