Se seguisse o modelo de outros lançamentos da Disney, o filme “Avatar: O Caminho da Água” (2022) já estaria disponível no serviço de streaming Disney+ há bastante tempo. Mas a 20th Century Studios continua faturando alto com a exibição da ficção científica nos cinemas. De sua estreia em dezembro até agora, já são mais de US$ 2,3 bilhões em venda de ingressos.
Desde 2021, o CEO do Disney+ Bob Chapek fala publicamente sobre o intervalo de 45 dias entre o lançamentos dos filmes da Disney no cinema e no serviço de streaming. “Avatar: O Caminho da Água”, no entanto, completará 100 dias em cartaz no sábado (25/3), sem perspectiva de estreia no Disney+. Nenhuma data foi anunciada até o momento.
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Quem acessa a plataforma do Disney+ até encontra a página de “Avatar: O Caminho da Água”, mas não consegue assistir ao filme, só ao trailer. Os estúdios estão segurando a exclusividade do longa-metragem nos cinemas para garantir maiores lucros. Para atender a demanda do streaming, foi lançado um documentário de 38 minutos contando em formato de making of.
“Avatar: O Caminho da Água” é feito para os cinemas
Além do mais, o cineasta James Cameron deu diversas entrevistas explicando que esta superprodução é para ser vista preferencialmente no cinema. Ela foi concebida para ser assistida em 3D e em telas IMAX, com a melhor qualidade possível. O filme perde a experiência imersiva se visto em 2D em telas de computador ou de televisão.
Inclusive, como um “esquenta” para o lançamento do filme, a Disney retirou “Avatar” (2009) do streaming temporariamente e o reestreou nos cinemas. Foi uma maneira de dar ao público a chance de ver ou rever o longa-metragem em tela grande e 3D.