Nem tudo é reação negativa em se tratando do documentário “Leaving Neverland”, que fala sobre as acusações de abuso sexual infantil contra Michael Jackson, mostrando entrevistas com algumas das vítimas.
O filme de quatro horas de duração foi dividido em duas partes e exibido pelo canal de TV a cabo HBO nos Estados Unidos e já contabiliza muitas reações do público e do mercado, tanto positivas como negativas. Entre as positivas está o crescimento da procura digital pela discografia de Michael Jackson.
Segundo números da Nielsen Soundscan, divulgados pela Billboard, os streamings e vendas digitais das músicas e álbuns de Michael Jackson tiveram aumento após a exibição do documentário “Leaving Neverland”.
O aumento das vendas de álbuns e músicas de Michael Jackson, incluindo seu trabalho no Jackson 5 e The Jacksons, aumentou 10% com a exibição do documentário, totalizando 9 mil unidades combinadas vendidas entre os dias 3 e 5 de março.
Nos streamings, a discografia de Michael Jackson teve um aumento de 6%, passando de 18.7 milhões de execuções combinadas de áudio e vídeo para 19.7 milhões.
Já no lado negativo, o trabalho de Michael Jackson viu declínio nas execuções em rádios nos Estados Unidos após a exibição do documentário “Leaving Neverland”. Segundo a Nielsen Soundscan, as músicas do cantor tiveram uma queda de 13% nas execuções de rádios norte-americanas, totalizando 5.200 reproduções entre os dias 3 e 5 de março. No período anterior, de 24 a 26 de fevereiro, as músicas de Michael Jackson foram executadas 6.000 vezes nos Estados Unidos.
O documentário “Leaving Neverland” obteve uma das maiores audiências do canal HBO para o gênero e se tornou o 3º documentário mais assistido já exibido pelo canal de TV a cabo nos Estados Unidos.
