A era do streaming proporciona o acesso mais simples a determinados gêneros musicais. Com isso, hoje é mais fácil vermos pessoas escutando playlists totalmente misturadas, mas, ainda há um grupo que prefere apenas o seu gênero musical preferido.
Percebendo essa brecha no mercado, empresas começaram a investir nesse setor de nichos. Como exemplo, podemos citar o aplicativo de música Gospel, Louve Fm e o de música clássica, Idagio.
O Louve foi lançado este ano pelo streaming brasileiro Superplayer . Focado em um público com menor poder aquisitivo, o custo do Louve é de R$9,90 mensais, abaixo da média de mercado de streaming. Segundo a revista Exame, a meta do Louve é atingir 50.000 usuários no primeiro ano da plataforma.
Atualmente, o Deezer também investe bastante no setor gospel, com playlists e um catálogo musical amplo.
Já o Idagio é um aplicativo de música clássica criado em Berlim e que existe desde 2015. A plataforma investe na variedade de busca com catálogos variados para compositor, período histórico, formação instrumental e intérprete. O streaming oferece plano gratuito por 14 dias e passa a custar €9,99 por mês (cerca de R$47 reais).
Em agosto, a Apple Music também lançou uma parte específica de curadoria para música clássica, inclusive, com alguns álbuns visuais.