Lady Gaga

#Stonewall: Lady Gaga faz discurso na rua em Nova York no Dia do Orgulho LGBTI e pede atenção especial para violência contra pessoas trans

“Ataques à comunidade trans estão crescendo diariamente. Não vou tolerar isso”, diz.

O Dia do Orgulho LGBTI, 28 de junho, está sendo comemorado com um grande evento em Nova York, comemorando os 50 anos do “levante de Stonewall”, quando frequentadores de um bar LGBTI se rebelaram contra a discriminação e intolerância policial em 1969. Lady Gaga, grande aliada na luta contra o preconceito e moradora de Nova York, fez questão de participar do evento na rua. “Estou muito emotiva. Essa comunidade lutou e continua a lutar uma guerra por aceitação e tolerância com a bravura mais implacável. Vocês são a definição de coragem”, discursou.

No discurso, Gaga sublinhou que ela mesma é bissexual (“gosto de garotas às vezes”) e agradeceu ao apoio da comunidade desde o início de sua carreira. “Espero que vocês celebrem cada parte de quem vocês são hoje. Vocês nasceram assim (referência a ‘Born this way’) e são superestrelas!”, disse a americana, “eu vou continuar a lutar todos os dias durante shows e, mesmo quando não estou no palco, para disseminar uma mensagem que é bem simples: seja bom. Essa bondade pertence a você. Sempre pertenceu a você, mesmo quando o mundo não foi legal, ela ela estava contigo. Todas as galáxias, as estrelas e até mesmo Deus, sei que estão com você”.

A cantora encerrou o discurso com um alerta especial contra a violência contra pessoas transgênero. “Dizem que aqueles que jogaram o primeiro tijolo naquela noite histórica eram membros da comunidade trans. Embora tenhamos feito um tremendo progresso, nos encontramos em um momento no qual ataques à comunidade trans estão crescendo diariamente. Não vou tolerar isso. A distância entrenós e eles – os que não estão ouvindo e que não entendem – é o espaço para um importante diálogo enquanto comunidade e como todos nós seguimos juntos para mudar o sistema de uma opressão extrema. Eu sei que vocês não vão parar. Vocês nunca vão desistir. Vocês não recuam. Vocês não se envergonham. Sejam corajosos e abracem o legado de Stonewall: amar uns aos outros, levantar sua voz e, meu Deus, votar, não esqueçam de votar!”.

Destaques

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile