Foto: Invision/AP/Shutterstock
in ,

Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth, sofre colapso no palco e anuncia aposentadoria

Cantor deixou de cantar as letras e xingou o público diversas vezes; comunicado posterior alegou problemas de saúde

Depois de se ausentar de alguns shows devido a problemas de saúde e retornar ao palco no último fim de semana para um show vespertino em Bethel, Nova York, no qual parecia estar fora de si, Steve Harwell anunciou sua aposentadoria e deixará o posto de vocalista do Smash Mouth.

Foto: Invision/AP/Shutterstock

LEIA MAIS:

O anúncio do cantor de 54 anos veio após a publicação de um vídeo registrado por uma fã no show de fim de semana. Nele, Steve aparecia xingando o público e ameaçando matar seus familiares. Um representante do grupo criado em San Jose soltou uma declaração onde revela que o cantor tem lidado com “problemas médicos de longo prazo” nos últimos oito anos.

A declaração aponta que Steve foi diagnosticado com cardiomiopatia há oito anos. É uma doença do músculo cardíaco que “torna mais difícil para o coração bombear sangue para o resto do corpo”. A doença pode levar à insuficiência cardíaca, com sintomas que vão desde falta de ar durante atividades físicas até inchaço, fadiga, taquicardia, tontura e pressão no peito.

O comunicado ainda afirma que, desde seu diagnóstico inicial, Steve sofreu com “contratempos médicos sérios e ininterruptos, incluindo insuficiência cardíaca e encefalopatia de Wernicke aguda”, descrita como uma condição que tem grande impacto em suas funções motoras, incluindo fala e memória prejudicada, devido à falta de vitamina B1, que ajuda seu cérebro a transformar açúcar em energia.

“Desde criança, sonhava em ser uma estrela do rock tocando em arenas lotadas e tive a sorte de viver este sonho. Para meus companheiros de banda, foi uma honra tocar com vocês todos esses anos e não consigo pensar em ninguém com quem preferiria ter feito essa jornada selvagem”, escreveu o cantor em um comunicado.

“Aos nossos fãs leais e incríveis, obrigado, tudo isso foi possível por sua causa. Eu tentei tanto superar meus problemas de saúde física e mental e tocar para vocês uma última vez. Mas eu não fui capaz. Sou muito grato a cada um de vocês que ajudou o Smash Mouth a vender mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo, nos colocou no topo das paradas das rádio e por aqueles que mantiveram “All Star” relevante como um dos memes mais importantes na internet hoje. Mal posso esperar para ver o que Smash Mouth vai fazer a seguir e estou ansioso para me considerar um dos mais novos fãs da banda”, completou Steve Harwell.

Embora Steve Harwell esteja se aposentando, o comunicado ainda afirma que a banda – mais conhecida por seus sucessos pop/punk/ska como “Walkin’ on the Sun”, “All Star” e covers de músicas dos Monkees (“I’m a Believer”) e War (“Why Can’t We Be Friends”) – continuará a se apresentar e que terão seu “total apoio” para encontrar um substituto.

Assista ao vídeo feito por uma fã:

Escrito por Daiv Santos

A Fazenda: Bil diz que Dayane “levanta bandeira LGBT” como tática

Em entrevista com Alanis Morissette, Olivia Rodrigo diz que está com medo do 2º álbum