in

Spotify amplia versão beta de playlists e páginas para compositores; saiba mais

Reprodução/Spotify
Os compositores brasileiros Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Jotta A (Gospel), Eyshila (Gospel) e Luiz de Assis (Banda Vibração) estão ao lado de grandes nomes internacionais, como Meghan Trainor, Priscilla Renea, Missy Elliot, Mark Ronson.

Reprodução/Spotify

O Spotify anunciou em fevereiro o lançamento de uma versão beta de criação das playlists e páginas para compositores. Em julho, a plataforma divulgou a ampliação do projeto por meio das playlists “Written By” (Escrita Por), que ajudam fãs, colaboradores e parceiros do setor a se aprofundarem em alguns dos criadores por trás de suas músicas favoritas.

Para compositores, serve como uma nova maneira de compartilhar as músicas que eles escreveram no Spotify e serem descobertos por possíveis colaboradores e fãs. Os compositores brasileiros Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Jotta A (Gospel), Eyshila (Gospel) e Luiz de Assis (Banda Vibração) estão ao lado de grandes nomes internacionais, como Meghan Trainor, Priscilla Renea, Missy Elliot, Mark Ronson, entre outros, durante a versão de testes, clique aqui para conhecer.

Jules Parker, Chefe de Compositores e Relações Editoriais do Spotify, está liderando uma nova equipe em Los Angeles, Nova York, Atlanta e Londres focada em expandir o apoio a compositores e editores em todo o mundo. Ex-compositor e proprietário de uma empresa de administração de compositores e artistas, Jules não apenas entende as ferramentas usadas na criação musical, mas também aprecia a dificuldade do trabalho – e por que é tão importante reconhecer o trabalho colocado por trás das cenas, afirma o Spotify.

 width=

Foto: Divulgação do Projeto de Páginas para Compositores no Spotify. Créditos: Divulgação/Spotify

“No Spotify, agora estamos oferecendo a editores e escritores mais maneiras de ajudar a desbloquear oportunidades por meio de ferramentas analíticas e de compositores. A longo prazo, eles ajudarão a apoiar escritores promissores e estabelecidos, porque eles terão mais informações, levando a melhores conexões e redes.

Por meio do nosso Publishing Analytics, editores e equipes podem acessar estatísticas de compositores e músicas do dia seguinte com base em dados precisos e, através de nossos campos de composição e espaços de estúdio gratuitos, escritores e artistas podem criar pares para criar algo novo”, diz Parker em entrevista para o Spotify.

Parker também citou algumas das oportunidades e ferramentas que o Spotify pretende trazer com este projeto.

“Primeiro, criamos uma casa para compositores com a página de compositores no Spotify. É um programa piloto – apenas o começo de como podemos ajudar os compositores a construir sua identidade e mostrar o que fizeram. Também criamos playlists Written By, que são apresentadas nessas páginas. Estamos trabalhando para lançá-los para mais e mais escritores – e acabamos de apresentar alguns novos -, mas eles são uma ótima maneira de os fãs conhecerem o trabalho de um compositor específico.

Também organizamos campos de composição para artistas em torno de playlists, gêneros ou projetos de artistas específicos. Fizemos alguns sobre Who We Be (Quem Somos), The Most Beautiful Songs in the World (As músicas mais bonitas do mundo) e Butter. Por esses campos, estamos oferecendo a oportunidade de colaboração na criação de ótimas músicas que podem aparecer em nossas listas de reprodução principais ou talvez ganhar uma indicação ao Grammy. A música  “a lot by 21 Savage vencedor do Grammy, que foi criado em um campo de composição do Spotify, foi dirigido por nosso chefe de relações com compositores de Paris, Kirk, com sede em Atlanta.

Finalmente, temos estúdios de escrita que compositores ou editores podem reservar gratuitamente em Los Angeles, Atlanta, Nashville, Toronto e Londres. Convidamos compositores a usá-los como um local para colaborar e criar músicas. Estamos constantemente desenvolvendo esse projeto e expandindo o acesso a ele, e esperamos estabelecer novos locais no futuro”, diz.

 width=

Foto: Divulgação do Projeto de Páginas para Compositores no Spotify. Créditos: Divulgação/Spotify

Durante a entrevista, o chefe do projeto do Spotify também trouxe mais detalhes sobre a motivação da plataforma em fortalecer o trabalho e visibilidade dos compositores.

“Apoiar compositores e editores ajuda-os a fazer o que fazem de melhor: criar e promover a música que você ama. Suas músicas favoritas começam com compositores; portanto, quanto mais oportunidades pudermos oferecer, melhor poderemos ajudá-las a criar o próximo hit e mais motivos para você transmitir a música.

Os compositores e editores são partes vitais da indústria da música, embora o que eles fazem seja menos conhecido publicamente, então eles geralmente não têm a visibilidade que merecem. Mas podemos ajudar com isso, porque o Spotify tem uma capacidade única de impulsionar a descoberta.

Desde que começamos a exibir publicamente os créditos das músicas no Spotify em 2018, observamos um aumento de 60% na frequência com que as gravadoras e distribuidores adicionam compositores em seus novos lançamentos, permitindo que artistas e fãs se aprofundem e reconheçam o trabalho nos bastidores. Agora, com a adição de mais detalhes dos editores, fomos capazes de ir mais longe no reconhecimento dos responsáveis ​​pelas músicas.

Com a expansão das páginas dos compositores, continuamos a evoluir como a música é descoberta e apreciada pelo mundo. O suporte para editores e compositores anda de mãos dadas com a descoberta de artistas. As pessoas sabem quem é um artista. Eles não sabem quem são os escritores, necessariamente.

Se pudermos ajudar a fazer essas conexões, ajudamos as pessoas a descobrir novas músicas e a abrir oportunidades de carreira em potencial para o compositor. Tudo está relacionado à nossa missão de ajudar os criadores a viver do trabalho deles”, destaca.

Em tempo, o Spotify divulgou recentemente sua parceria com a Musixmatch para disponibilizar letras das músicas em tempo real, saiba mais clicando aqui.