O Spotify sempre faz uma série de testes na sua plataforma, alguns deles virarão novos recursos para os usuários e outros, servirão apenas como base interna de estudo e futuras experimentações. Um dos testes mais recentes foi revelado pelo Digital Music News: um programa piloto que irá promover as playlists feitas por usuários em um setor chamado “Curadores em Destaque”.
Leia Mais:
- Ed Sheeran conquista décima música acima de 1 bilhão de streams no Spotify
- Exclusivo: Spotify permite fãs darem ‘Match’ com Xamã, BTS e mais artistas
- Loud & Clear: Spotify bate recorde e paga mais de R$ 33 bilhões à indústria musical em 2021
- Gravadoras e plataformas digitais celebram conquista de Anitta com ‘Envolver’ no Spotify
- Spotify adiciona novos controles de acesso a playlists colaborativas
De acordo com o portal, o programa destina-se a destacar as criações de playlists para seus 406 milhões de ouvintes globais. O Spotify afirma que o programa testará uma nova maneira de os ouvintes descobrirem músicas “com curadoria de usuários e influenciadores selecionados do Spotify”.
O piloto de Curadores em destaque é um teste de tempo limitado que promove playlists populares de usuários e influenciadores. Essas playlists aparecerão ao lado das próprias playlists selecionadas do Spotify. A plataforma diz que escolheu “curadores que são amantes da música com seguidores estabelecidos e listas de reprodução que já são populares para seu programa piloto.”
“O Spotify transformou a descoberta de música por meio de playlists emblemáticas como RapCaviar e playlists personalizadas como Discover Weekly”, diz a gigante do streaming de música em comunicado ao Digital Music News. “Agora, estamos experimentando levar a criação e a descoberta de playlists ainda mais longe. Estamos sempre testando experiências de audição e programas únicos e diferentes para nossos fãs, e estamos empolgados em ver este se desenrolar.”
O programa piloto de “Curadores em Destaque” no Spotify é limitado a mercados selecionados, que ainda não foram anunciados. Esses locais começarão a ver as playlists aparecerem no aplicativo e na página inicial do Spotify. A plataforma diz que a experiência evoluirá à medida que o programa piloto progride durante o período de testes.
“Com este piloto, estamos dando aos ouvintes uma nova maneira de descobrir músicas de outros fãs que estão tão engajados quanto eles”, acrescenta o Spotify. Esse movimento aponta o esforço do Spotify para tornar a experiência de ouvir música online cada vez mais social.
Recentemente o Spotify expandiu sua playlist Blend (Match) para incluir até dez pessoas. Anteriormente, apenas duas pessoas ou membros de um plano Família podiam desfrutar de uma playlist combinada. A playlist Blend (Match) lideradas por artistas, também permite que os fãs possam descobrir novas músicas que seus artistas favoritos adoram.
A plataforma está investindo a sua estratégia para tornar seu serviço um destino para mais do que apenas “streaming de música”. O impulso do Spotify para podcasts e audiolivros também está avançando, ao mesmo tempo que a descoberta de música na plataforma fica cada vez mais parecida com a experiência de uma rede social.