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Spotify supera a marca de 108 milhões de assinantes e audiência dos podcasts cresce 50%; veja mais

Divulgação
Spotify

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O Spotify revelou hoje (31) em um relatório de lucros do segundo trimestre que ultrapassou 108 milhões de assinantes pagantes – 8 milhões acima do trimestre anterior – e 232 milhões de usuários ativos mensais.

A empresa também disse que a audiência de seus podcasts – um alvo primário para crescimento futuro, no qual investiu centenas de milhões de dólares – cresceu 50% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Ele também apontou para novos acordos “dois de nossos quatro principais parceiros de selo na renovação de nossas licenças globais de gravação de som”, e disse que está em “discussões ativas” com os outros dois.

A Music Business Worldwide especulou que os dois selos que renovaram contratos são a Sony Music e o grupo independente de selos Merlin; uma fonte confirmou à Variety que as negociações da empresa com a Warner Music estão em andamento, deixando a Universal Music, a maior empresa de música do mundo, como a outra gravadora que não renovou seu contrato.

O crescimento da assinatura ficou abaixo de sua projeção, que o CFO Barry McCarthy disse na manhã de quarta-feira que o investimento foi atribuído a um “déficit de execução” – especificamente uma promoção estudantil – “em vez de uma suavidade nos negócios” e a empresa pode compensar isto.

A Spotify espera adicionar entre 2 milhões e 6 milhões de assinantes premium no terceiro trimestre, e espera alcançar entre 120-125 milhões de usuários pagos até o final do ano.

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A plataforma também tentou acalmar qualquer nervosismo dos investidores sobre o estado atual das negociações. “Esta é a sexta rodada de negociações de selos pela qual já trabalhamos em nossos 13 anos de história”, destacou. “Embora seja tipicamente um longo processo, ela se tornou parte da cadência normal dos negócios”, diz o comunicado.

Durante a chamada dos investidores, o co-fundador e CEO Daniel Ek apontou para a África, Rússia e Coréia do Sul como principais mercados-alvo para o crescimento, e observou que seu lançamento na Índia está “crescendo em linha com as expectativas”.

Ele também disse que a empresa acredita que ainda está “nos estágios iniciais de crescimento de assinantes” e apontou projetos como vídeos verticais e seu recurso Spotify Singles como “permitindo que os artistas se conectem com os fãs de maneiras maiores”.

A receita total da empresa no segundo trimestre de 2019 foi de US$ 1,86 bilhão – 31% a mais que no mesmo período de 2018 -, da qual a receita de assinatura representou 90,1% e US$ 1,67 bilhão.

A receita suportada por anúncios no trimestre atingiu US$ 184 milhões, um aumento de 34%. Barry McCarthy, CFO do Spotify, disse que espera que a taxa de crescimento anual da empresa caia um pouco – “você não pode sustentar um crescimento de 35%”, diz.

As perdas operacionais da famosa empresa que perdeu dinheiro no trimestre foram de apenas US$ 3,3 milhões, abaixo dos US$ 104,5 milhões em 2018.

“Nossa perda melhor do que a esperada no trimestre foi resultado de um maior lucro bruto e gasto menor do que o esperado em todo o marketing do artista”, diz o relatório.

Sua receita média por usuário (ARPU) importante foi de € 4,86, cerca de menos de 1% em relação ao ano passado, mas caiu 2% no cálculo das taxas de câmbio. “A pressão de baixa sobre o ARPU continua a moderar, e continuamos a esperar que o declínio do ARPU até o final do ano esteja no mínimo de um dígito”, diz o relatório.

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