in

Spotify realiza testes para permitir podcasts em vídeo

Reprodução/Medium

Reprodução/Medium

O Spotify está testando em escala global podcasts em vídeo na sua plataforma, de acordo com informações do The Verge.

O testes começaram com dois produtores de conteúdo do YouTube: Zane Hijazi e Heath Hussar, apresentadores do canal Zane e Heath: Unfiltered. A ação de testes permite que os criadores enviem suas imagens de vídeo gravadas para o aplicativo que será exibido para 50% dos ouvintes de podcast do Spotify, uma fonte próxima ao Spotify disse ao The Verge, e os vídeos chegarão apenas a três episódios recentes, dos números 28 a 30.

O teste não indica visualmente quais episódios têm vídeos para acompanhá-los; os ouvintes só saberão quando tocarem no “play” e virem as imagens de vídeo na parte inferior da tela. Eles podem tocar no vídeo para assistí-lo em tela cheia.

Embora este seja apenas um teste inicial, a fonte diz que o recurso provavelmente chegará a mais podcasts no futuro – e “rápido”. 

Os vídeos serão sincronizados com o feed de áudio e continuarão sendo reproduzidos, mesmo que os ouvintes bloqueiem seus telefones, e os spots de anúncios também serão reproduzidos, mas, com o vídeo sendo exibido como uma única captura estática. Esses vídeos também serão enviados apenas no registro de podcasters de idiomas, portanto o Spotify não os traduzirá para um público global. O recurso de testes está disponível nos aplicativos Spotify para computador e celular.

Um porta-voz do Spotify disse em um comentário ao The Verge: “No Spotify, rotineiramente realizamos vários testes, em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário. Alguns desses testes acabam abrindo caminho para uma experiência mais ampla do usuário e outros servem apenas como um aprendizado importante. Não temos mais notícias para compartilhar no momento”.

O fato de o Spotify estar começando seu teste com produtores de conteúdo no YouTube é o início de uma concorrência direta.

Alguns podcasters publicam as gravações de vídeo de seus programas no YouTube porque se beneficiam do algoritmo de recomendação do YouTube sempre que dividem seus programas em clipes pesquisáveis. A fonte próxima ao Spotify não sabia imediatamente se os vídeos postados no Spotify apareceriam na pesquisa do Google ou em qualquer outro lugar na web.

O Spotify tenta há anos fazer do vídeo em sua plataforma uma opção atraente. Recentemente, aqui no Brasil, clipes verticais foram disponibilizados na playlist “Top Brasil”, o cantor Felipe Araújo estreou a funcionalidade, saiba mais clicando aqui.

De acordo com o The Verge, o Spotify está construindo um estúdio em Los Angeles que não apenas facilitará as gravações de podcast, mas também o vídeo. A empresa claramente quer ser um local para todo o conteúdo, sob qualquer forma que as pessoas desejem consumir.