O Spotify anunciou na última quinta-feira (17) que irá iniciar suas atividades na Coreia do Sul a partir do primeiro semestre de 2021.
Desde que o Spotify estreou sua primeira lista de reprodução K-Pop em 2014, os ouvintes transmitiram mais de 180 bilhões de minutos do gênero e adicionaram faixas de K-Pop a mais de 120 milhões de playlists.
De acordo com o Spotify, nos últimos seis anos, a participação de K-Pop na plataforma aumentou até mais de 2.000%.
O lançamento na Coreia do Sul dará aos ouvintes coreanos acesso a mais de 60 milhões de faixas e mais de 4 bilhões de listas de reprodução, bem como permitirá que artistas coreanos alcancem seus fãs de música locais e os 320 milhões de ouvintes do Spotify em todo o mundo. Além de também conectar os ouvintes da Coreia a artistas e músicas de todo o mundo.
“Estamos entusiasmados com nosso próximo lançamento na Coreia do Sul, um mercado reconhecido como um epicentro para música, cultura e inovação tecnológica”, disse Alex Norström, Diretor de Negócios Freemium do Spotify.
A força do K-Pop
“O Spotify é parceiro da indústria musical coreana há muitos anos. Estamos orgulhosos de fazer parte da história global do K-pop, apresentando o gênero em nossa plataforma e permitindo sua descoberta em todo o mundo, da Ásia aos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Oriente Médio. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos valiosos parceiros locais para descobrir mais artistas coreanos e conectá-los com fãs na Coreia do Sul e em todo o mundo. ”
Como um dos principais mercados musicais de crescimento mais rápido do mundo, de acordo com o IFPI e o sexto maior mercado musical global, o Spotify acredita que a Coreia do Sul é a chave para acelerar o crescimento de todo o ecossistema de streaming de música da Coreia, beneficiando artistas, gravadoras, distribuidores e fãs.
Hoje, o centro de gênero K-pop do Spotify abrange uma ampla variedade de música coreana, incluindo K-pop, hip-hop, indie, OST, R&B e muito mais, bem como “RADAR Coreia”, uma lista de reprodução que revela novas descobertas da música K-Pop como uma parte do programa de artistas emergentes globais do Spotify. O hub está localizado em mais de 64 países, incluindo Rússia, Índia, Brasil e Emirados Árabes Unidos.