O Spotify anunciou um novo recurso para os artistas, o “Fan Study”. O microsite oferece uma coleção de 15 percepções baseadas em dados de alto nível, desde tendências globais de escuta até hábitos de compra de mercadorias.
O estudo está dividido em quatro capítulos: Alcançar novos ouvintes, engajar fãs existentes, práticas recomendadas em torno de novos lançamentos e estratégia de mercadorias. O projeto tem como objetivo capacitar ainda mais os artistas na plataforma, democratizando o acesso aos dados dos fãs.
A plataforma descobriu que, por exemplo, os fãs na América Latina estão mais abertos para descobrir novas músicas – as três principais cidades com os maiores fluxos de novos conteúdos são: São Paulo, Santiago e Cidade do México.
Também revelou que mais de 80% das transmissões de K-Pop, House da África do Sul, Techno Alemão e Reggae acontecem fora do país de origem dos artistas , demonstrando o poder da transmissão em trazer mais música para mais fãs ao redor do mundo.
Juntamente com cada percepção, a plataforma oferece aos artistas e suas equipes recomendações práticas sobre como aproveitar essas informações para atingir seus objetivos – não apenas no Spotify, mas além.
“Com essas estratégias de marketing acionais, o Spotify for Artists espera ajudar os artistas a entender melhor seu público, o que pode levar a um envolvimento mais profundo dos fãs em todo o mundo”, revela a empresa.
Confira mais alguns insights do Estudo de fãs:
Envolvimento dos fãs e tendências de catálogo:
- Depois que um fã adiciona uma faixa à lista de reprodução pessoal, eles ouvirão 41% mais a música. Eles também verão o perfil do artista 12% a mais e acabarão fazendo 60% de todas as suas compras de mercadorias.
- Em média, 5% dos principais fãs ouvem 6x mais do que o restante de seus fãs.
- Os streams de catálogo obtêm um aumento de 15-20% quando o artista lança uma nova música, e 53% dos lançamentos atingem o pico mais de 7 dias após o dia do lançamento.
Hábitos de consumo de mercadorias:
- As preferências de produtos variam de acordo com o gênero – os fãs de música eletrônica e country compram a maioria dos chapéus;
- Os fãs de metal compram a maioria dos CDs;
- Os fãs de pop e hip hop compram mais roupas;
- Os fãs de Londres compram mais moletons e camisetas, enquanto os fãs de Phoenix compram mais CDs e os fãs de Seattle compram mais vinis.
O chefe de criação de marca e marketing de produto do Spotify, Sam Duboff revelou à Billboard que o projeto está em desenvolvimento desde janeiro. Começou como uma forma de responder às muitas perguntas que a plataforma recebe de mais de 1 milhão de artistas, gravadoras e empresários que usam o Spotify for Artists todos os meses.
“Eles estão frequentemente perguntando quais tendências o Spotify está vendo na indústria em geral, para informar melhor suas estratégias e abordagens, e descobrimos que havia muita consistência nos tópicos que os artistas e gravadoras queriam saber”, diz Duboff.
Depois de coletar “milhões” de pontos de dados, a equipe restringiu as descobertas àquelas que pareciam mais acionáveis, “para que não compartilhemos apenas insights vazios”, acrescenta Duboff, “mas novas tendências que podem ser alteradas em sua estratégia”, finaliza.