O interesse na produção de conteúdo pelo Spotify é uma estratégia que ganhou força no último ano e tem como um dos princiapais aliados: os Podcasts.
O serviço de streaming de música Spotify está em negociações para adquirir a Gimlet Media, a startup por trás de podcasts populares como “Crimetown” e “Reply All”, segundo relatos de vários canais, incluindo o Recode e o Wall Street Journal que comentaram a respeito na última sexta-feira (1). Uma aquisição ajudaria o Spotify com sua estratégia de podcast e abriria um caminho para gerar receita que não depende do pagamento de licenças de música.
Essa é uma questão delicada tendo em vista que o Spotify ainda enfrente problemas para deixar a plataforma mais rentável.
Recode relatou sexta-feira (1) à tarde que o Spotify pode pagar até US$200 milhões por Gimlet, que anteriormente levantou cerca de US$70 milhões em financiamento. Spotify se recusou a comentar quando contactado pela Variety.
No mês de outubro, o Spotify lançou a iniciativa em formato beta do ‘Spotify for Podcasters’, recurso que permite o acesso analítico sobre os conteúdos de podcasts, como entender melhor o público consumidor e os resultados dos conteúdos.
Aqui no Brasil, em novembro, o Spotify Brasil começou a investir na criação de conteúdos próprios de Podcast. A exemplo dos podcasts Jogos de Damas, histórias de mulheres de sucesso que falam sobre suas carreiras e vidas pessoas; e Café da Manhã, parceria entre o jornal Folha de S.Paulo e o Spotify confira: