Foto: Divulgação
in

Spotify estreia podcast que mistura histórias reais e música

Apresentado por Roberta Martinelli e Sarah Oliveira, o podcast “NÓS” estreia nesta segunda-feira (10)

Falar sobre relacionamentos nem sempre foi fácil. Tocar nas emoções que os laços afetivos proporcionam não é tão simples. É nesse caminho, que o podcast Original Spotify “Nós” abre as portas do afeto com histórias reais de todo tipo de relação afetiva (marido ou mulher, pai ou mãe, filho, irmã, professor, amiga) para mostrar que os “nós da vida têm seus apertos, mas também fortalecem as conexões”, descrevem.

O primeiro episódio do podcast foi ao ar hoje, segunda-feira (10), mostrando o formato em que as apresentadoras Roberta Martinelli e Sarah Oliveira convidam os ouvintes a acompanhá-las em seus encontros semanais em que conduzem conversas frágeis com muita leveza e sensibilidade e o aconchego que dá aquele quentinho no coração. A cada episódio, um relacionamento. Sarah conversa com uma pessoa, e Roberta, com outra. O ouvinte escuta as versões e, ao final, uma sensível reflexão das duas apresentadoras.

“A gente sempre recebeu os relatos mais lindos e fortes sobre relacionamentos de pessoas que se apaixonam, se amam, se aproximam, se afastam, se desencontram, e se reencontram. E, então, resolvemos mergulhar nesses relatos. A gente se relaciona o tempo todo, e as histórias dessas pessoas dizem muito sobre como nós, todos nós, nos relacionamos”, comenta Sarah.

A trilha sonora da série é da cantora e compositora Mahmundi a partir da canção original “O Seu Olhar”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. A canção já embala o primeiro episódio que traz a incrível história de Reinaldo e Julia, e conversam sobre como essa relação é potente e vai muito além dos laços biológicos. Como música não pode faltar, “Nós” tem uma playlist exclusiva para cada história.

“O nosso negócio e a nossa paixão sempre foi falar de música. E nessas mensagens que recebemos, percebemos como a música é um disparador das emoções, das coisas tão mais lindas de cada uma dessas histórias. Por isso, o podcast Nós é a união da música com o afeto”, revela Roberta.

Para encontrar a playlist, basta procurar por “Podcast Nós – Canções do episódio 1”. Dê o play e ouça: “Pai e Mãe” (Ney matogrosso), “Seu pai” (Arto Lindsay), “You’ve got a friend” (James Taylor e Carole King), “The Blower’s Daughter” (Damien Rice), “Father Figure“ (George Michael), “Como nossos pais” (Elis Regina), “1 de Julho” (Cássia Eller), “Father and Son” (Johnny Cash e Fiona Apple), “Pai Grande” (Milton Nascimento), e “O mundo é um moinho” (Cartola).

Foto: Divulgação

Com produção da Trovão Mídia e roteiro de Silvia Gomez e Giovana Madalosso, o podcast terá 24 episódios, toda segunda-feira. Confira abaixo parte do bate-papo que o POPline.Biz é Mundo da Música teve com as apresentadoras:

BIZ: No momento que estamos vivendo, ouvir histórias bonitas é um aconchego para os ouvidos. É nesse clima de amor e afeto em meio a um bombardeio de notícias ruins que querem levar o NÓS?

Sarah: Nós temos um desejo genuíno de que as pessoas ouçam de coração aberto e cabeça aberta, para quebrar preconceitos e tabus, pelo fato de serem histórias reais de pessoas reais, que poderiam acontecer com qualquer um e cada um lida com as próprias histórias da maneira possível, que pode lidar e isso tem sido um aprendizado para nós. Além disso, estamos buscando um pouco de vida nesta pandemia, né? Queremos emocionar as pessoas, abraçar o outro à distância, trazendo bem estar a esse ouvinte e motivar os diálogos em suas próprias histórias e relações.

Roberta: Acho que nesse momento tão louco que a gente está, de falta de empatia de mundo, de todo mundo, ficar ouvindo histórias e ouvir os diferentes lados, é um exercício de empatia também pra gente, porque eu escuto um lado da história, e muitas vezes fico uma semana pensando “Porque raios essa pessoa não falou? Ela devia ter falado”. Eu fico meio inconformada, aí na gravação, comentando com a Sarah ela fala “Ela não sabia”. Então, tem muito essa questão da empatia, de abraçar o outro, as pessoas da história e os próprios ouvintes. Queremos criar essas pontes para conversar com a nossa bolha e outras bolhas, porque a gente só vai sair desse buraco que estamos por conta da pandemia, criando essas pontes.

BIZ: Como foi feita a escolha dos personagens que estarão no podcast? É baseado em experiências próprias ou buscaram histórias desconhecidas para impactar os ouvintes?

Sarah: Quando foi lançado o meu projeto “O Nosso amor a gente inventa”, no qual as pessoas contam suas histórias de amor, eu fui no programa da Roberta e quando acabou a gente comentou sobre algumas histórias que recebíamos, isso foi a sementinha, em 2018. No ano passado, a gente apresentou um programa juntas sobre músicas de amor e a recepção do público foi muito positiva e quando acabou falei pra Roberta: Vamos criar um programa? Algo que não seja sobre música, porque a gente já fala tanto de música” e a Roberta falou “vamos falar sobre as histórias que mandam pra gente?”.

Na pandemia, o envio das histórias potencializou e decidimos falar sobre isso, foi quando começou o processo de entender o formato e saber como seria, aí decidimos pelo podcast, já que a Roberta é muito rápida com o formato e já consumia bastante no Spotify. Eu comecei a ouvir e me inteirar mais, eu sou comunicadora, independente do formato e do meio, o importante é passar a mensagem e o Spotify tem o poder de todo mundo ouvir, as pessoas têm muito acesso, é uma plataforma gigante. A gente procurou o Spotify, que gostou da ideia, quando estávamos decidindo como ia ser, pensamos nessa forma de cada uma escutar um lado da história e se reunir para refletir sem julgar, em um lugar de escuta.

Ficou curioso? Corre aqui e ouça o primeiro episódio de NÓS:

Escrito por Rafa Ventura

BBB 21: Saiba quem é o único brother que não segue Juliette

Música nova

Música de Florence + the Machine para filme “Cruella” ganha prévia