O Spotify divulgou o segundo relatório do “Culture Next 2020” que aponta as tendência de consumo e comportamento da Geração Z e Millenials. Clique aqui para conferir o relatório completo.
Para este projeto, o Spotify firmou uma parceria com a agência de pesquisa Culture Co-op para realizar uma combinação de análises qualitativas e quantitativas, observando as gerações Z (15 a 25) e de millennials (26 a 40) durante dois períodos distintos: final de 2019/início de 2020 e julho/agosto de 2020.
Por último, foi analisada a Inteligência de Streaming exclusiva do Spotify e seus dados de first-party para definir macro e microtendências em áudio e em cultura de uma forma mais geral. Entre o final de 2019/início de 2020: realizaram grupos de foco em quatro cidades dos Estados Unidos (Atlanta, Denver, Nova York e São Francisco), conversas com 22 influenciadores em 12 mercados (listados em seguida, além das Filipinas), além de uma série de entrevistas com especialistas.
Também foi realizada uma pesquisa global pela Lucid com 5.500 entrevistados em janeiro de 2020 (500 entrevistados por mercado: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). Entre julho/agosto de 2020: foi realizada uma pesquisa de follow-up incluiu uma série de projetos e entrevistas com 10 influenciadores na Austrália, Canadá, Indonésia, México, Reino Unido e Estados Unidos, além de pesquisas adicionais pela b3 Intelligence com novas amostras de 2.000 entrevistados (500 entrevistados por mercado: Brasil, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos).
“Divulgar um relatório de tendências globais em um ano agitado como 2020 é um desafio, admitimos. Ainda assim, ao elaborarmos o segundo volume do Culture Next, uma coisa ficou clara: os eventos deste ano esclareceram e, em muitos aspectos, aceleraram as tendências que as gerações Z e millennials vêm moldando há bastante tempo.
Estamos empolgados para que você explore nossas descobertas no Culture Next deste ano. Você terá uma análise profunda sobre como estas gerações influenciam a arte, a tecnologia e a cultura, e esperamos que você se inspire a passar o microfone para elas.
Em nossa pesquisa, nós tivemos a oportunidade de conhecer pessoas das gerações Z e millennials do mundo todo. Conversamos com empresários, ativistas, artistas, famílias jovens e muito mais. Por meio de nossa própria inteligência de streaming, pesquisa e conversas, descobrimos novos insights e exploramos cinco das principais tendências entre estas gerações jovens.
E, à medida que as principais mudanças deste ano aconteceram (uma pandemia global e um movimento de justiça racial), atualizamos e adaptamos nossa pesquisa com novas descobertas que refletem o contexto de 2020″, afirma o Spotify.
Entre os resultados encontrados, estão:
- 62% da geração Z disse que sua geração está pronta para reconstruir a sociedade do zero.*
- 65% planejam ser, ou já são, seus próprios chefes.*
- 71% usam o áudio para lidar com estresse e ansiedade;
- 75% afirmaram que a música os ajudaram a manterem-se sãos durante o período da pandemia;
- Em 94% dos casos, o tipo de música que ouvem mudou para se adaptar ao contexto;
- 64% disseram que estão ouvindo podcasts com mais frequência para informação e entretenimento, e um terço afirmou que escuta podcasts sobre saúde mental;
- 91% da geração Z e millennials em todo o mundo disseram que eles adoram entender como as ideias nascem e isso faz com que se sintam parte do processo criativo;
- 93% dos pais brasileiros que ouvem podcasts nos disseram que esse meio de comunicação se tornou uma ferramenta educacional muito útil;
- 69% dos jovens brasileiros disseram que ouvir a música dos pais lhes dá uma melhor noção de quem são eles;
- 77% dos pais disseram que a música é uma forma de se relacionar com seus filhos.
Clique aqui para conferir o relatório completo.