O Spotify divulgou esta semana o desempenho financeiro do primeiro trimestre de 2021 da plataforma. Entre os destaques do relatório, estão o ganho de 11 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) – incluindo quase quatro milhões de assinantes pagos -, mas revela que as receitas premium cresceram pouco, a partir do quarto trimestre de 2020, e a taxa de engajamento de podcast permaneceu estável.
“Estamos satisfeitos com nosso desempenho no primeiro trimestre. O negócio gerou crescimento de assinantes e a margem bruta está no topo de nossa faixa de orientação, uma melhoria contínua no ARPU (Average Revenue Per User, em português “Receita Média por Usuário”) e lucro operacional melhor do que o planejado”, revela a empresa.
Segundo o Spotify, foi constatada uma maior variabilidade da MAU neste trimestre, mas os resultados foram dentro das expectativas, dado o desempenho superior no quarto trimestre de 2020 e o impacto contínuo de COVID-19. Ao todo são 158 milhões de usuários pagos na plataforma. Com isso, a receita da empresa cresceu 22%, também impulsionado pelo lançamento bem-sucedido em 86 novos mercados.
Ao todo a plataforma registrou 356 milhões de usuários ativos por mês. Daniel Ek, CEO do Spotify, se mostrou satisfeito com os resultados e comemorou o crescimento. “Estou satisfeito com o ímpeto contínuo que estamos vendo em muitos aspectos de nosso negócios neste trimestre, incluindo nosso crescimento de assinantes. 2020 foi um ano muito forte para Spotify”.
Ainda segundo o CEO, é importante notar, que dos quatro trimestres do ano, o primeiro historicamente tende a ser o trimestre com as mais baixas ativações de novos usuários. “Também sabemos que o mundo está em vários estágios de se recuperando da pandemia. Vemos isso refletido em aspectos do nosso negócio”, revela.
Usuários mensais ativos
O total de MAUs cresceu 24% em comparação ao ano passado para 356 milhões no trimestre, terminando dentro da faixa de orientação, mas abaixo das expectativas internas. Foram 11 milhões de MAUs, o que, segundo a empresa, “gerou crescimento saudável de dois dígitos em todas as regiões”.
“Vimos contribuições significativas de mercados como os EUA, México, Rússia e Índia. No entanto, o crescimento foi menor do que o planejado em América Latina e Europa. No total, o desempenho de nossos mercados recém-lançados foi em em linha com as nossas expectativas”.
O relatório também revela que as horas de consumo global continuaram a crescer significativamente no primeiro trimestre. Por usuário o consumo cresceu em regiões como América do Norte e Europa, e as outras regiões mostraram sinais de melhora, mas permaneceram abaixo dos níveis pré-COVID.
Assinantes Premium
Os assinantes premium cresceram 21% A/A, para 158 milhões no trimestre, atingindo o topo do que eles chamam de “faixa de orientação”. No primeiro trimestre, foram adicionados quase 4 milhões de assinantes.
O desempenho superior do assinante foi liderado pela América do Norte, impulsionado pore testes e campanhas e mais rápido do que o crescimento antecipado em produto “Standard”, revelam. Na América Latina, vimos que o desempenho superior foi impulsionado pelo sucesso contínuo do Plano Família. “Estamos satisfeitos com o novo mercado de contribuições, com a Coreia do Sul sendo o maior impulsionador”.
A taxa média mensal de cancelamentos de prêmios assinaturas no trimestre caiu modestamente, segundo o relatório. A melhoria continua a ser impulsionada pela adoção de ofertas de maior retenção como o Plano Família, além do crescimento em regiões de alta retenção.
Podcast
No final do primeiro trimestre, possuía 2,6 milhões de podcasts na plataforma (contra mais de 2,2 milhões podcasts no final do quarto trimestre). A porcentagem de MAUs que se engajaram com conteúdo de podcast na plataforma foi similar com os níveis do final do ano passado.
Do ponto de vista do consumo, a plataforma detectou um forte aumento nas horas de consumo de podcast no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre, com a atividade de março atingindo uma alta histórica em termos de participação de podcast nas horas de consumo geral da plataforma.
“Como sempre, quero concentrar a maior parte do meu tempo com você, olhando para o futuro. Estou mais confiante do que nunca em nossa capacidade de cumprir nossa ambição de se tornar a plataforma de áudio número um”, disse Ek.
E completa dizendo que a estratégia do Spotify para deixar de ser apenas um streaming de serviço, para ser uma plataforma de áudio, está realmente começando a ganhar vida. “Realmente acho que isso nos posiciona para realmente ser o navegador de áudio do mundo”, completa otimista.