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Spotify: Confira os resultados do terceiro trimestre de 2022

A plataforma teve um aumento de 20% ano a ano usuários ativos mensais para 456 milhões

Spotify: Confira os resultados do terceiro trimestre de 2022
Foto: Divulgação

O Spotify anunciou os resultados do terceiro trimestre. Embora no segundo trimestre, o movimento trimestral tenha mostrado uma desaceleração do crescimento em relação aos últimos anos, com o aumento de 3% dos usuários premium em relação ao primeiro trimestre. No entanto, aponta uma melhoria notável nos primeiros três meses do ano, que foi de apenas 1% (dois milhões de assinantes).

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Spotify. Foto: Sara Kurfeß/Unsplash

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Nos três meses até o final de setembro, a plataforma adicionou 7 milhões de assinantes premium à sua contagem do segundo trimestre, o que representa um aumento de 13% ano a ano e 4% de trimestre a trimestre. Assim, fechando em 195 milhão. 

O crescimento de 7 milhões de assinantes premium foi, segundo o Spotify, 1 milhão à frente da orientação e caiu para três fatores chave: o desempenho superior em todas as regiões, liderado pela América Latina; resultados de campanha promocional do terceiro trimestre melhores do que o esperado em todas as regiões; e por último, a força contínua em planos multiusuário.

Enquanto isso, as MAUs globais suportadas por anúncios do Spotify cresceram de 256 milhões no segundo trimestre para 275 milhões, resultando em um aumento de 24% em relação ao ano anterior e 7% em relação ao trimestre anterior. 

Atualmente, o total de usuários ativos mensais do Spotify (combinando assinantes premium e MAUs suportados por anúncios)  é de 456 milhões, um aumento de 20% ano a ano e 5% de trimestre a trimestre e 6 milhões acima da orientação. Essas adições líquidas de 23 milhões, de acordo com a plataforma, representam seu maior crescimento no terceiro trimestre.

Além disso, o Spotify apontou o desempenho superior em todas as regiões, ingestão melhor do que o esperado na Índia, como resultado de uma campanha de marketing multimídia impulsionando ativações e reativações e força em toda a América Latina, liderada pelo Brasil, devido à força de marketing e OEM. 

Com isso, houve um crescimento de receita de 21% ano a ano para 3 bilhões de euros, com receita de prêmios crescendo 22% ano a ano para 2,7 bilhões de euros e receita suportada por anúncios crescendo 19% ano a ano para 385 milhões de euros.

No entanto, uma queda na receita média premium por usuário (ARPU), com crescimento de 7% anoa ano para  4,63 euros, queda de 1% em moeda constante.

Já o lucro bruto do Spotify no terceiro trimestre foi de 750 milhões de euros, um aumento de 12% em relação ao ano anterior e 7% em relação ao trimestre anterior, com uma margem bruta de 24,7%.  O prejuízo operacional foi de  228 milhões de euros, que a plataforma afirma refletir seu crescimento de despesas operacionais de 65% ano a ano (ou 51% ano a ano em moeda constante). 

Relatório do Spotify: Projeções para o quarto trimestre 

O relatório do terceiro trimestre do Spotify também incluiu uma projeção para o quarto trimestre. Embora tenha sido emitido com uma ressalva de que tais expectativas estão sujeitas a uma incerteza substancial. 

Para o próximo trimestre, a plataforma espera que seu total de MAUs atinja 479 milhões e um total de assinantes premium 202 milhões. A expectativa é atingir uma receita de 3,2 bilhões de euros.

Ainda é previsto a sua margem bruta seja de 24,5%, o que reflete o benefício contínuo do mercado e a mudança de mix de receita favorável para podcasts, compensados ​​por investimentos em conteúdo não musical e iniciativas de aprimoramento de produtos e uma perda/receita operacional de milhões de euros. Isso representa um impacto de, aproximadamente, 95 milhões de euros nas Despesas Operacionais.