O gigante do streaming de música, Spotify, revelou nesta terça-feira (6) os resultados do último trimestre de 2023. Entre os dados divulgados, destaca-se o aumento de 23% no número de usuários ativos em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 602 milhões de usuários.
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Além disso, 28 milhões de novos usuários se juntaram à plataforma durante este período, representando o segundo maior desempenho do Spotify no quarto trimestre em toda a história da empresa. Destaque também para o número de assinantes premium, que cresceu 15% em relação ao ano anterior, alcançando 236 milhões.
Crescimento na receita e redução nas perdas
Quanto à receita total, o Spotify registrou um aumento de 20% em relação a 2022, atingindo €3,7 bilhões, em linha com as projeções. Já a receita premium cresceu 21%, alcançando €3,17 bilhões, enquanto a receita com publicidades subiu 17% e chegou a €501 milhões.
A empresa também conseguiu diminuir suas perdas para €70 milhões, marcando uma queda de 74% em relação ao prejuízo registrado no mesmo período do ano anterior.
Mas, analisando 2023 na íntegra, o Spotify registrou um déficit de €532 milhões, representando um aumento de 23,7% nas perdas em comparação a 2022. As receitas da plataforma ao longo dos 12 meses, de janeiro a dezembro, alcançaram €13,2 bilhões, registrando um crescimento de 13%. A empresa destaca os ganhos de eficiência resultantes da reestruturação realizada ao longo de 2023.
“Encerramos 2023 com uma performance sólida no quarto trimestre, superando nossas metas operacionais“, declarou Daniel Ek, CEO do Spotify, em comunicado.
Perspectivas para 2024
Nos primeiros três meses de 2024, a plataforma de streaming almeja um lucro líquido de € 180 milhões e uma receita de € 3,6 bilhões. A expectativa da empresa é que o número total de usuários mensais ativos atinja 618 milhões, dos quais 239 milhões serão assinantes premium.