O Spotify planeja realizar outra rodada de demissões. Desta vez, os cortes de empregos afetarão a divisão de podcast como parte de uma reorganização corporativa. Segundo o TechCrunch, a empresa planeja fundir Parcast e Gimlet Studios.
Após alguns meses de anunciar uma onda de demissões, Sahar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify, anunciou que a empresa estava fazendo mudanças que levariam a uma redução de 2% na força de trabalho. Essa mudança afetará cerca de 200 postos de trabalho e os impactados já receberam um convite para conversar com integrantes do Recursos Humanos (RH).
“Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo com uma abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador. Esse pivô fundamental de uma proposta mais uniforme nos permitirá apoiar melhor a comunidade de criadores”, escreveu Sahar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify.
“No entanto, isso requer adaptação; nos últimos meses, nossa equipe de liderança sênior trabalhou em estreita colaboração com o RH para determinar a organização ideal para este próximo capítulo. Como resultado, tomamos a decisão difícil, mas necessária, de fazer um realinhamento estratégico de nosso grupo e reduzir nossa vertical global de podcast e outras funções em aproximadamente 200 pessoas, ou 2% da força de trabalho do Spotify”, continuou Sahar Elhabashi.
O Spotify ainda promete, de acordo com o TechCrunch, que os funcionários afetados pelas demissões receberão “pacotes generosos de indenização, incluindo cobertura estendida de assistência médica e acesso imediato a suporte de recolocação”.
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Em 2019, o Spotify fez uma grande aposta nos podcasts e em conteúdos exclusivos. A empresa adquiriu algumas redes populares de podcast, como Parcast e Gimlet Media.
Essa mudança para o conteúdo próprio foi cara, o TechCrunch estima que a empresa gastou cerca de US$ 200 milhões para a Gimlet Media e US$ 56 milhões para a Parcast.
No entanto, a empresa agora está reduzindo essa estratégia de conteúdo original. A evidência disso está na fusão de Parcast e Gimlet no Spotify Studios. No anúncio, Sahar Elhabashi cita alguns dos podcasts que ainda são desenvolvidos, como ‘Stolen’, ‘The Journal’, ‘Science Vs’, ‘Heavyweight’, ‘Serial Killers’ e ‘Conspiracy Theories’.
Já The Ringer, outra empresa de conteúdo que foi adquirida pelo Spotify, continuará sendo uma unidade de negócios separada do Spotify Studios. O TechCrunch aponta que The Ringer tem se concentrado principalmente na cobertura esportiva, mas também cobre a cultura pop, entre outros assuntos.
Como parte deste anúncio, o Spotify compartilhou algumas métricas sobre seu negócio de podcast. A empresa diz que agora existem 100 milhões de ouvintes de podcast no Spotify em 5 milhões de shows. Ainda de acordo com o TechCrunch, a receita de anúncios de podcast também experimentou ‘crescimento de dois dígitos’ de 2021 a 2022.
“Dados esses aprendizados e nossa posição de liderança, embarcamos recentemente na próxima fase de nossa estratégia de podcast, focada em oferecer ainda mais valor para criadores (e usuários!)”, escreveu Elhabashi. “Isso começa com a maximização do consumo do grande público que estabelecemos por meio da inovação de formato e garantindo que mais criadores em mais lugares alcancem o sucesso.”
No ano passado, o Spotify cancelou 11 podcasts originais e demitiu parte de sua equipe de podcasts.
A empresa provavelmente optou por cancelar programas de baixo desempenho para se concentrar em sucessos e abrir espaço para alguns novos programas. A nova mudança é mais significativa e pode levar a alterações importantes na estratégia de conteúdo original do Spotify nos próximos meses.