O Spotify encerrou dezembro de 2019 com 124 milhões de assinantes Premium e 271 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) em todo o mundo. O anúncio foi feito dia 5 de fevereiro.
Na última terça-feira (11) o Spotify anunciou a aquisição do Ringer, o canal de mídia esportivo de Bill Simmons, por US$250 milhões. Configurando mais um forte investimento para os Podcasts.
A principal plataforma de música do mundo aumentou 11 milhões nos 113 milhões de Usuários Premium da base atingida pela plataforma no final de setembro de 2019 – representando uma taxa média de crescimento de assinantes por mês no quarto trimestre de 3,66 milhões.
O investimento de US$ 250 milhões no Ringer significa que o Spotify fez acordos de aquisição relacionados aos Podcasts no valor de mais de US$ 650 milhões no total nos últimos 12 meses.
Usuários Spotify
O Spotify registrou uma perda operacional trimestral no quarto trimestre (três meses até o final de dezembro de 2019) de € 77 milhões e de € 73 milhões para todo o ano civil.
Seu prejuízo líquido anual para 2019 pesava € 186 milhões de euros.
Os números de assinantes do Spotify foram revelados em sua atualização financeira do quarto trimestre de 2019 no dia 5 de fevereiro.
A empresa confirmou que sua contagem global de assinaturas premium no final de 2019 aumentou 29% ano a ano.
O número de usuários preimium em 124 milhões ficava na extremidade superior do intervalo de orientação declarado anteriormente pelo Spotify entre 120 a 125 milhões de assinantes previstos.
“Uma parte significativa desse declínio [ARPU] foi impulsionada pela extensão do período de teste gratuito em todo o nosso conjunto de produtos no trimestre”, aponta o Spotify.
A receita trimestral total do Spotify no quarto trimestre de 2019 atingiu 1,86 bilhão de euros, um aumento de 24% em relação ao ano anterior.
Já a receita dos assinantes no trimestre foi de € 1,64 bilhão, também com um aumento de 24% ano a ano.
A receita trimestral suportada por anúncios de € 217 milhões cresceu 23% ano a ano.
Foto: Relatório financeiro do Spotify em 2019. | Créditos: Spotify/MBW
“Com três trimestres consecutivos de aceleração do crescimento dos usuários ativos mensais (MAU) e mais um ano de adições líquidas recorde de assinantes, estamos entusiasmados com as tendências subjacentes nos negócios.
Desde a história, sabemos que o crescimento da MAU tende a ser um indicador importante de futuras adições de assinantes, que são seguidao de ganhos de receita em usuários premium e com suporte aos anúncios.
Embora acreditemos que essas tendências continuem avançando, temos sido adequadamente conservadores em relação às nossas orientações para 2020, já que nossos dados, principalmente sobre os benefícios dos podcasts, ainda são razoavelmente novos”, afirma o Spotify.
Podcasts
O Spotify está pagando US$ 250 milhões pelo Ringer, o canal de mídia esportivo de Bill Simmons.
Esse número foi relatado pela Bloomberg na última terça-feira (11), que afirma, citando uma fonte, que “o preço anteriormente não divulgado de 180 milhões de euros será seguido por mais de US$ 50 milhões mais tarde”.
A Bloomberg acrescenta que o valor da aquisição será detalhado em um arquivo regulatório em breve e que “o acordo exige que Simmons continue trabalhando no Spotify por algum tempo”.
O gasto de US$ 250 milhões no Ringer significa que o Spotify fez acordos de aquisição relacionados a podcast no valor de mais de US $ 650 milhões no total nos últimos 12 meses.
O Spotify gastou US$ 375 milhões em dinheiro na compra de empresas de podcast no ano passado – em três acordos com um valor total de US $ 404 milhões.
Relembre as outras aquisições feitas pelo Spotify com Podcasts, clicando aqui.
A empresa disse aos investidores que, no final de dezembro, mais de 16% de seus 271 milhões de usuários ativos mensais estavam ouvindo podcasts – aproximadamente 43 milhões de usuários.
Em outras palavras, o número de pessoas acessando podcasts no Spotify cresceu cerca de 8 milhões, ou 23%, do final do terceiro trimestre de 2019 ao final do quarto trimestre de 2019.
Falando em uma ligação de ganhos no quarto trimestre, o chefe do Spotify Daniel Ek observou que o total de horas de consumo de podcast no Spotify no quarto trimestre de 2019 cresceu quase 200% ano a ano.
“[Esse número de 200%] é um fenômeno global. Não é apenas um fenômeno dos EUA (…) os usuários de podcast não são apenas mais engajados [com o Spotify] em geral, mas por causa desse engajamento, eles também estão ouvindo mais música”, afirma Daniel Ek.
Em tempo, reveja os artistas e músicas mais escutados do último e década na plataforma, clicando aqui.