Foto: Reprodução YouTube
in ,

Spartakus Santiago comenta a percepção sobre os corpos brancos e pretos no BBB 21

Youtuber publicou um vídeo sobre o assunto nesta segunda-feira (1º/02)

Um “BBB 21” cheio de mensagens de empoderamento, bem viral, com linguagem moderna e que dialogasse sobre os assuntos do momento era a expectativa dos telespectadores. Porém, o que conferirmos até agora foi um reality polêmico, com reviravoltas meio bizarras e muitas críticas aos participantes negros.

Foto: GLOBO/FÁBIO ROCHA

Por conta disso, o youtuber Spartakus Santiago liberou nesta segunda-feira (1º/02) um vídeo com a seguinte chamada: “O BBB NOS FAZ ODIAR NEGROS?“.

Ele resolveu fazer o vídeo depois de ver no Twitter a frase de uma professora chamada Cinthia Guedes que diz “O BBB está aí para o brasileiro lutar pelo direito colonial de odiar pessoas negras“.

De fato, muitos participantes negros como Karol Conká, Lumena e Lucas Penteado têm sido criticados nas redes sociais. E no vídeo, o youtuber ressalta que o objetivo não é sobre defender os brothers, mas sim deixar claro que cada pessoa, independente da cor da pele, pode ou não ser boa, ética, educada.

> Edição digital do Festival Rec-Beat pode cancelar participação de Karol Conká após fala xenofóbica no BBB21

Ainda assim, ele ressalta que pessoas brancas são muito mais favorecidas e ganham mais destaque: “Eu sei que o racismo tem um papel no processo de como as pessoas percebem os participantes“.

E aproveita para usar como exemplo os participantes que acabam chamando a atenção de muita gente pelo físico, como vem acontecendo com Arthur e Arcrebiano:

“Algumas pessoas da casa que já tem gente querendo transar, gente que já é fã, simplesmente porque são homens brancos sarados”.

Sendo que, ao mesmo tempo “tem outras pessoas que por terem corpos que não são tão valorizados, são percebidas como feias, como desinteressantes, antipáticas”.

“Ou seja, sim, pessoas negras entram em desvantagem no jogo. Mas a gente precisa lembrar que elas não são só negras. Ser negro é uma parte da identidade dessas pessoas”.

Para ele, a solução para reverter isso seria “não acreditar que todos os pretos são perfeitos como Beyoncé“. Mas sim, “entender que pretos são diversos e que pretos erram da mesma forma que pessoas brancas”: “A gente só quer que o julgamento seja igual, seja justo”.

Na sequência, ele comparou a repercussão entre Lucas e Felipe Prior, do “BBB 20″…

Enquanto um está sendo muito criticado e até perdeu a assessoria em razão de polêmicas dentro da casa, o outro participou de uma edição do reality show em que o machismo estava explícito, foi acusado de estupro, e hoje acumula 5,6 milhões de seguidores.

“Quando um cara branco faz alguma bizarrice, geralmente ele ganha milhares de fãs e seguidores”, disse o youtuber, relembrando também da campeã do “BBB 19”, Paula Von Sperling, que apesar de ter sido publicamente racista, saiu milionária.

> Fogo no parquinho! Festa termina em treta e Lucas Penteado ameaçando desistir do “BBB 21”

Então, segundo Spartakus “vamos ter pessoas como Thelminha, inteligente, maravilhosa, representações positivas do que é ser negro. Que vão servir de contraponto às representações negativas que a mídia propaga tradicionalmente”, declara, mencionando a vencedora do “BBB 20′.

Mas, ao mesmo tempo, também iremos nos deparar com “pessoas negras que são transfóbicas, xenofóbicas, machistas”:

“Não dá para esperar que todo negro, simplesmente por sofrer racismo, vai representar a luta contra todos os preconceitos. Negros sofrem do mesmo mal, mas eles não são iguais”.

Por fim, ele afirmou que o “BBB”, apesar das controvérsias, pode ajudar na visibilidade, compreensão e até julgamento coerente das atitudes de cada brother ao invés de apenas incentivar o ódio.

Porém, ressalta que é necessário julgar para as pessoas, sem exceção, sob o melhor olhar: “O que eu espero é que esse julgamento seja justo, que a gente não massacre ou passe pano para alguém simplesmente por causa de sua cor de pele”.

Assista ao vídeo completo:

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Com foco no mercado publicitário, TikTok anuncia parceria global com a WPP

Harry Styles roupas femininas

Harry Styles está escalado para filme da Marvel, afirma distribuidora de cinema