EVANESCENCE
Foto: reprodução/Youtube
in ,

Spartakus Santiago explica como Evanescence previu os Youtubers

“Como Evanescence previu os Youtubers há quase 20 anos atrás?” é com essa pergunta que o youtuber e influenciador Spartakus Santiago começa o seu vídeo mais recente, lançado na tarde deste domingo (01/11). Com letras sombrias, a banda liderada por Amy Lee lançava em 2003 o álbum “Fallen”, com singles de sucesso como “Going Under”, “Bring Me To Life”.

Além dos hits, a banda lançou o clipe de “Everybody is a Fool”, retratando a solidão e depressão de uma estrela da televisão que protagonizava comerciais e propagandas de uma marca de pizza chamada “Lies”(Mentiras), mas mantinha uma vida aparentemente perfeita. Relembre o clipe:

Com esse gancho, Spartakus faz uma comparação inteligente com a profissão do momento: youtuber. Whindersson Nunes e Felipe Neto são alguns dos exemplos citados por ele em uma reflexão de mais de 13 minutos sobre a vida exposta diante de milhares de fãs aliada ao dinheiro, fama e influência.

No vídeo, Spartakus reforça questões que assombram a vida de influenciadores e personalidades da mídia como a busca pela audiência, cyberbullying e linchamento virtual. Situações cada vez mais comuns diante da força da “cultura do cancelamento. Apesar do tema central, o youtuber também relembra que o mesmo paradigma pode se aplicar a artistas da música.

Confira a reflexão:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Há quase 20 anos atrás a banda Evanescence lançou a música “Everybody’s Fool” com um clipe que continua extremamente atual. Nele a protagonista vive uma vida aparentemente perfeita, cheia de fama e trabalhos com marcas, enquanto na realidade ela está com saúde mental em pedaços, mergulhada em depressão, ansiedade, solidão, medo e isolamento. Teria Amy Lee e sua banda previsto como é ser youtuber em 2020? Ou sua crítica, mesmo tendo sido criada pra falar da indústria musical, cabe muito bem pra falar da realidade dos creators? Vamos analisar e descobrir isso juntos. Saiba mais no @como.crescer 🙂

Uma publicação compartilhada por Spartakus (@spartakus) em

Escrito por Douglas Françoza

Taylor Swift está oficialmente livre de sua antiga gravadora

Jennifer Lopez se transforma em Madonna para o Halloween