“Como Evanescence previu os Youtubers há quase 20 anos atrás?” é com essa pergunta que o youtuber e influenciador Spartakus Santiago começa o seu vídeo mais recente, lançado na tarde deste domingo (01/11). Com letras sombrias, a banda liderada por Amy Lee lançava em 2003 o álbum “Fallen”, com singles de sucesso como “Going Under”, “Bring Me To Life”.
Além dos hits, a banda lançou o clipe de “Everybody is a Fool”, retratando a solidão e depressão de uma estrela da televisão que protagonizava comerciais e propagandas de uma marca de pizza chamada “Lies”(Mentiras), mas mantinha uma vida aparentemente perfeita. Relembre o clipe:
Com esse gancho, Spartakus faz uma comparação inteligente com a profissão do momento: youtuber. Whindersson Nunes e Felipe Neto são alguns dos exemplos citados por ele em uma reflexão de mais de 13 minutos sobre a vida exposta diante de milhares de fãs aliada ao dinheiro, fama e influência.
No vídeo, Spartakus reforça questões que assombram a vida de influenciadores e personalidades da mídia como a busca pela audiência, cyberbullying e linchamento virtual. Situações cada vez mais comuns diante da força da “cultura do cancelamento. Apesar do tema central, o youtuber também relembra que o mesmo paradigma pode se aplicar a artistas da música.