Foto: Will Francis/Unsplash
in

Sony Music compra maior fabricante independente de podcasts do UK

A aquisição marca um grande aumento das capacidades de produção criativa interna da SME

A Sony Music Entertainment (SME) anunciou a aquisição da produtora de áudio, TV e mídia social Somethin ‘Else (SE), marcando um grande aumento das capacidades de produção criativa interna da SME e a criação de uma divisão global de podcast recém-expandida.

Em setembro do ano passado, a empresa confirmou que lançaria quase 40 novos programas de podcast, tendo feito acordos com produtores de podcast, incluindo Neon Hum, Adam McKay’s Hyperobject Industries, e Renay Richardson’s Broccoli Content. A SME também estava concorrendo para adquirir a fabricante americana de podcast Wondery, que acabou sendo vendida para a Amazon no ano passado.

A Somethin ‘Else se tornará uma extensão da divisão de criação da SME UK, aumentando a capacidade da empresa de facilitar oportunidades criativas e comerciais para artistas, gravadoras e parceiros.

O Diretor de Conteúdo e Vice-Presidente da SE, Steve Ackerman, e o fundador, Presidente Executivo e CEO, Jez Nelson, conjuntamente liderarão o conteúdo de podcast global da SME e a estratégia de desenvolvimento de negócios. Ackerman se tornará vice-presidente executivo, co-chefe global de podcasts, supervisionando as operações em Nova York e Nelson administrará as operações de podcast da divisão no Reino Unido como vice-presidente executivo, co-chefe global de podcasts. Ambos se reportarão diretamente a Dennis Kooker, presidente, Global Digital Business e US Sales da SME, e Tom Mackay, presidente, Premium Content A&R.

“Expandir nosso relacionamento com Somethin ‘Else traz seus melhores recursos e experiência de produção totalmente para a família Sony Music. Nossa nova divisão global de podcast é a chave para nossos planos de expansão acelerada no mercado, diversificando nossas habilidades criativas e proporcionando um lar para conteúdo empolgante que beneficiará milhões de amantes de podcast em todo o mundo”, revelou Kooker.

“Tendo colaborado com Somethin ‘Else em uma série de podcasts de sucesso, sabemos o quão impactante seu trabalho tem sido na formação do mercado”, acrescentou Mackay. “Sob a liderança de Steve e Jez, agora podemos fornecer uma gama de oportunidades de colaboração expandida para a comunidade de podcast globalmente e nos concentrar no crescimento de uma lista robusta de novos projetos internos.”

SME e Somethin ‘Else colaboraram em vários podcasts de sucesso desde janeiro de 2020, incluindo “David Tennant Does A Podcast With…”, “Power: The Maxwells”, “The Fault Line: Bush”, “Blair & Iraq” e seu mais recente lançamento, “Cheat !”. Com a aquisição, a SME irá alavancar a vasta experiência de produção de Somethin ‘Else e relacionamentos em entretenimento de áudio para continuar desenvolvendo novos podcasts em uma variedade de gêneros, formar novas parcerias com criadores talentosos e impulsionar toda a indústria global de podcast.

Sobre a Somethin ‘Else

Especializada em conteúdo de áudio, entretenimento, música e artes, a Somethin ‘Else é a maior produtora independente de podcast e áudio do Reino Unido e a maior produtora independente de programas da BBC, cobrindo uma variedade de gêneros musicais e programas de fala para a emissora.

A equipe de mídia social dedicada da empresa cria conteúdo de alta frequência e alto engajamento para marcas renomadas e, mais recentemente, realizou uma campanha de mídia social para os prêmios BRIT 2021, entregando 1,7 milhões de espectadores (um aumento de 60% no comparativo anual), com conteúdo do YouTube no canal The BRITs acumulando mais 15 milhões de visualizações nas 48 horas após o evento. A divisão de TV de Somethin ‘Else é uma produtora vencedora de vários prêmios BAFTA, trabalhando em documentários, séries de várias partes e eventos de música ao vivo.

Escrito por Rafa Ventura

BBB

Juliette ganha bolo de chocolate do Fiuk e fala sobre polêmica

Sucesso e aclamação

Billie Eilish na Rolling Stone: “não posso dar aos fãs tudo o que querem”