Foto: Reprodução/Logos
in

Sony Music compra empresa focada em artistas independentes por mais de R$ 2 bilhões

A Sony Music Entertainment (SME) anunciou nesta segunda-feira (01) a compra da Kobalt Music Group Ltd (Kobalt), um negócio de US $ 430 milhões (mais de 2 bilhões de reais) para adquirir as operações de música gravada da Kobalt, incluindo AWAL, um provedor líder de serviços para empresas de artistas independentes, e a Kobalt Neighbouring Rights, uma das principais agências de cobrança de direitos de performance para artistas e selos independentes em todo o mundo.

A AWAL e a Neighbouring Rights se tornarão uma nova divisão dentro do pacote de ofertas de serviços de artistas e gravadoras independentes da SME e será aprimorada pela tecnologia e rede da empresa de distribuição de música independente da SME, a The Orchard.

“Nosso investimento no crescimento contínuo da AWAL nos dá outro nível de serviço para oferecer à comunidade musical independente. Com suas soluções flexíveis para construir carreiras de artistas, juntos ofereceremos aos criadores opções mais interessantes para se conectar com seu público em todo o mundo”, revela Rob Stringer, presidente do Sony Music Group.

Além de manter Lonny Olinick como CEO da AWAL, a empresa continuará a assinar, desenvolver e comercializar seus próprios artistas. Os serviços AWAL incluem marketing global, parcerias criativas, de sincronização e de marca, promoção e distribuição de rádio, bem como acesso a análises musicais abrangentes em tempo real. Ao conectar a AWAL com a The Orchard, a Sony completa as oportunidades de suporte e serviços expandidos da SME para gravadoras, bem como para artistas que escolhem pelo “faça você mesmo” (DIY).

Como parte da empresa global da SME, a extensa lista de artistas da AWAL terá acesso a uma rede expandida de recursos e parcerias em todo o mundo. De acordo com a empresa, este apoio contínuo ao mercado de música independente por meio de seu investimento para aumentar as ofertas de serviços da AWAL e criará mais oportunidades para os artistas alcançarem fãs globalmente, permitindo mais caminhos de mercado para os artistas do que nunca. Além disso, os artistas AWAL serão capazes de capitalizar sobre a distribuição global da SME e da The Orchard.

“A equipe da AWAL permitiu que artistas futuristas entregassem sua visão criativa desde o início. Agora, como parte do ecossistema global da Sony, podemos expandir drasticamente essa visão para eles. Também estamos entusiasmados em construir nossos direitos conexos inovadores, bem como plataformas DIY com suporte estendido”, comemora Lonny Olinick.

Nos últimos anos o negócio da Neighbouring Rights cresceu e hoje representa mais de 2.000 artistas. Com este acordo, os artistas SME e as gravadoras distribuídas pela The Orchard poderão fazer parceria com a empresa para capitalizar em sua infraestrutura e rede de coleção.

Investimento em publicação

Como resultado da venda da AWAL e Kobalt Neighbouring Rights, a Kobalt Music Group anunciou que fortalecerá seu compromisso com o premiado negócio de publicação musical Kobalt e com a AMRA.

“A missão da Kobalt desde o início tem sido criar transparência e justiça para os criadores. Eu não poderia estar mais animado para concentrar 100% de nossos esforços em nosso negócio de publicação musical”, revela Laurent Hubert, CEO do Kobalt Music Group.

Com 20 prêmios Grammy e sendo nomeada ao Prêmio Editora Pop da ASCAP em 2020, o negócio de publicação de música de Kobalt representa mais de 700.000 canções, incluindo compositores como Dave Grohl, Enrique Iglesias, Lorde, Zayn Malik, Marshmello, Max Martin, Paul McCartney, Ozuna, Elvis Presley, Roddy Ricch, The Weeknd e muitos mais.

Escrito por Rafa Ventura

Fãs celebram 8 anos de Jungkook no BTS; veja o antes e depois

Olivia Rodrigo cresce 63% nas rádios e lidera Hot 100 de novo

Olivia Rodrigo cresce 63% nas rádios e lidera Hot 100 de novo