A equipe latina da Sony/ATV alcançou a tríplice coroa da música para uma editora musical, feito histórico ao vencer dos três principais títulos de editoração musical dos EUA, alcançando por último o SESAC Latin Publisher of the Year.
A vitória no SESAC Latina Awards aconteceu na quarta-feira (5) durante cerimônia realizada em Beverly Hills, na Califórnia. A editora também venceu na categoria ‘melhor editora musical’ nas premiações ASCAP e no BMI Latin Awards, ambas realizadas em março.
De acordo com o comunicado da Sony/ATV, esta é agora a terceira ocasião em que a empresa completou a Tríplice Coroa da ASCAP, BMI e SESAC, como Editora Latina do Ano, nos mesmos 12 meses.
Foto: Equipe Sony/ATV Latina no evento da SESAC/Divulgação
Essa última conquista foi acompanhada pela conquista do cantor Nicky Jam, casting da Sony/ATV, venceu como ‘compositor do ano’ seu hit “X”, gravado com J. Balvin, foi o ‘Single do ano’. Outros vencedores de compositores da Sony/ATV incluem Julian Turizo, Juan Diego Medina, Mauricio Arriaga e Saga WhiteBlack.
Um dia antes de sua vitória na SESAC, Jorge Mejía, presidente da Sony/ATV América Latina, fez uma sessão de perguntas e respostas com a Billboard durante o Midem em Cannes.
Veja abaixo os pontos tratados na conversa que envolvem parte da estratégia utilizada pela Sony/ATV Latina:
1. É um negócio de apostas educadas: Mejía analisa muitos fatores ao assinar um escritor, desde uma “grande música” a uma música nas paradas até uma colaboração em movimento.
“A outra coisa que você procura é que certa qualidade de desejo, ambição, mas ao mesmo tempo não seja loucura, junto com um domínio delicado e sutil das composições que aparecem nas músicas que eles mostram”, disse ele.
“Mais das músicas nos rankings. E então, você faz apostas. E ninguém sabe. Se a música estiver no ranking, a aposta pode ser maior e, caso contrário, a aposta pode ser menor, mas ainda são apostas.”
2. Há um efeito “Despacito”: O presidente da Sony / ATV anáise um antes e depois após o fenômeno do single ‘Despacito’
“Sim, há um antes e um depois”, diz Mejía. “Antes, aproximadamente a cada dois anos, tínhamos um grande single latino. Depois disso, tem sido uma avalanche de músicas latinas em todo o mundo.
Então agora há uma diferença definitiva em como a música latina é vista e consumida em todo o mundo. É realmente o tempo da música latina”.