Tem muita gente revoltada que o Grammy tenha decidido dar todos os troféus importantes para Adele neste ano, em detrimento de Beyoncé, que concorria com o material do “Lemonade”. Méritos da inglesa à parte, fãs reclamam que as vitórias deveriam ter sido mais divididas. Solange Knowles, irmã de Beyoncé, também se pronunciou, via Twitter. Mas, para evitar mais zumzumzum, ela apagou o tweet. De qualquer forma, deram print e a repercussão está aqui.
Solange escreveu: “Houve apenas duas mulheres negras vencendo o Álbum do Ano nos últimos 20 anos. Houve 200 artistas negros que se apresentaram na cerimônia”. Na verdade, foram quatro mulheres negras nos últimos 20 anos, mas a mensagem ainda é válida.
Existe uma reclamação geral quanto aos critérios do eleitorado do Grammy: dizem que os membros da Academia privilegiam brancos e músicas mais conservadoras. Os prêmios importantes raramente vão para artistas negros. Frank Ocean, inclusive, escreveu uma carta aberta recentemente criticando a vitória de Taylor Swift em 2016 com “1989”, em cima de Kendrick Lamar.